Sesa declara estado de epidemia de dengue no estado do Paraná

*Com informações da AEN Foi declarada nesta terça-feira (19) situação de epidemia de dengue no Paraná, devido ao aumento do número de casos. De 2021 até o momento, foram contabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mais de 80 mil notificações e cinco mortes pela doença. O boletim divulgado recentemente registrou 14.964 novas notificações […]
Asian Tiger Mosquito sucking blood on human skin (albopictus). Close
*Com informações da AEN

Foi declarada nesta terça-feira (19) situação de epidemia de dengue no Paraná, devido ao aumento do número de casos. De 2021 até o momento, foram contabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mais de 80 mil notificações e cinco mortes pela doença. O boletim divulgado recentemente registrou 14.964 novas notificações em relação a semana anterior. 

O secretário de estado da Saúde, César Neves, já esperava por uma epidemia. “Em cada boletim semanal os números apontavam para este desfecho. Apesar do nosso constante monitoramento, por parte da Vigilância Ambiental, os números subiram e agora precisamos reverter a situação. Não queremos que os casos aumentem e, principalmente, que ocorram novos óbitos. Já realizamos um trabalho efetivo de combate à doença, com apoio da sociedade, e convocamos a população novamente para este enfrentamento’’. 

De acordo com a Sesa, os números divulgados semanalmente estão maiores do que o esperado para o período, por isso a configuração de um cenário epidêmico.

São 80.004 casos notificados, 14.964 a mais em relação à semana anterior. Os dados são do 34º Informe Epidemiológico, do atual período sazonal da doença, que iniciou em 1º de agosto e segue até julho de 2022. 

Segundo o informe epidemiológico, 365 municípios possuem casos notificados, sendo que 287 tiveram confirmações. Em uma diferença de uma semana, houve um  aumento de 39,86% nos casos confirmados, passando de 16.560 para 23.161 sem registros de novos óbitos. 

As cidades mais atingidas pela epidemia da dengue nas últimas seis semanas são: Francisco Beltrão, Medianeira, Arapongas, Cascavel, Salto do Lontra, Ampére, Catanduvas, Iracema do Oeste e Realeza.

Nossos Programas