BC inicia fase restritra de operações pelo Pix a partir desta terça

A partir de terça-feira (3), um número limitado de clientes poderá realizar transações pelo Pix, serviço de pagamentos instantâneos, em horários determinados em fase restrita de funcionamento. LARISSA GARCIA/BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) Nesta etapa, as instituições aprovadas entrarão no sistema para que sejam feitas correções de eventuais problemas. A ferramenta só será aberta a todos os […]
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP – 15.10.2020: APLICATIVO INFORMATIVO SOBRE O PIX – A chave Pix é um ?apelido? que poderá ser utilizado em substituição às informações de código do banco, agência e conta bancária, para realizar ou receber pagamentos e transferências financeiras. Ou seja, a chave Pix torna o processo mais ágil, pois passará a ser necessário informar apenas um único dado para a transação. Poderão ser utilizados como chave Pix os números de CPF ou CNPJ do cliente, número de telefone, e-mail ou, ainda, poderá ser cadastrada uma chave aleatória. (Foto: Luis Lima Jr /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 1979054

A partir de terça-feira (3), um número limitado de clientes poderá realizar transações pelo Pix, serviço de pagamentos instantâneos, em horários determinados em fase restrita de funcionamento.

LARISSA GARCIA/BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

Nesta etapa, as instituições aprovadas entrarão no sistema para que sejam feitas correções de eventuais problemas. A ferramenta só será aberta a todos os usuários em 16 de novembro.

“É normal que um sistema dessa complexidade apresente intercorrências no início, mas fizemos testes exaustivos para evitar que isso aconteça. Esse período é a migração dos testes para o ambiente real”, explicou Carlos Eduardo Brandt, chefe-adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro do BC.

Segundo a autoridade monetária, os bancos puderam escolher os clientes que participarão da fase restrita, que vai até 15 de setembro. Entre terça e domingo (8), os bancos poderão disponibilizar o serviço para um grupo equivalente entre 1% e 5% do total de clientes. A partir de 9 de novembro, a instituição poderá aumentar gradualmente o número de clientes até que comece a funcionar plenamente. No período restrito, o Pix funcionará entre 9h e 22h, exceto às quintas e sextas, quando o serviço começará a funcionar às 9h e só será interrompido às 22h de sexta.

“Incluímos essa exceção para testar na prática o funcionamento do sistema sem interrupções, como será quando começar a operar integralmente”, explicou Brandt.

A partir de 9h de 16 de novembro a nova ferramenta começará a funcionar plenamente. O registro das chaves de clientes começou em 5 de outubro e, segundo o BC, mais de 50 milhões foram cadastradas. O usuário vincula ao número do celular ou ao endereço de e-mail, por exemplo, as informações pessoais e bancárias dele.

Na prática, quem fizer o cadastramento das chaves não vai precisar informar todos os seus dados na hora de transferir dinheiro ou pagar conta pelo Pix, ela precisará apenas falar a chave cadastrada (CPF, e-mail ou número de celular, por exemplo). Uma pessoa pode fazer até 5 chaves por conta-corrente e uma empresa, até 20. No primeiro dia de cadastros, a quantidade de acessos simultâneos gerou instabilidade nos aplicativos de bancos e muitos consumidores reclamaram em redes sociais que não conseguiram acessar a conta-corrente pelo celular.

“Consideramos normal que haja instabilidade no início”, afirmou o técnico do BC.

O Pix permitirá mandar dinheiro para outra pessoa ou empresa de maneira instantânea (em menos de 10 segundos) e independente de qual seja a instituição de recebimento. As transações poderão ser feitas 24 horas por dia, nos sete dias da semana, incluindo feriados, e acontecerão de maneira gratuita para pessoas físicas e microempreendedores individuais. Empresas poderão ser tarifadas pelo serviço. Os clientes também poderão fazer pagamentos pelo Pix.

Pela câmera do celular, o consumidor poderá escanear o QR code, integrado ao aplicativo do banco ou da fintech, e realizar o pagamento ou transferência. As transações serão feitas por meio de QR code estático ou dinâmico. O estático é gerado uma vez só pelo estabelecimento, para todas as operações. Nesse caso, a pessoa terá que digitar o valor. O dinâmico é um QR code gerado a cada operação, já com o valor definido.

 

Foto: Luis Lima Jr /Fotoarena/Folhapress

Nossos Programas