Viação Rocio libera e metade da frota de ônibus volta a circular em Paranaguá

Um dos veículos, no entanto, teve o para-choque quebrado e precisou ser recolhido Por: Pierre Andrade Nesta terça-feira, a empresa responsável pelo transporte coletivo urbano de Paranaguá, a Viação Rocio, liberou os motoristas para circular com os ônibus. Nos últimos dias, a concessionária não estava permitindo que os veículos saíssem da garagem. Desta forma, a […]

Um dos veículos, no entanto, teve o para-choque quebrado e precisou ser recolhido

Por: Pierre Andrade

Nesta terça-feira, a empresa responsável pelo transporte coletivo urbano de Paranaguá, a Viação Rocio, liberou os motoristas para circular com os ônibus. Nos últimos dias, a concessionária não estava permitindo que os veículos saíssem da garagem. Desta forma, a cidade mais populosa do litoral volta a ter dez ônibus circulando pelas ruas, como manda determinação judicial.

Os ônibus rodam de acordo com a escala de domingo. Durante a manhã desta terça, entretanto, um dos veículos teve o para-choque quebrado. Segundo funcionários da empresa, isso aconteceu por falta de manutenção preventiva. O para-choque quebrou enquanto passava por uma rua cheia de buracos.

Trabalhadores em dificuldades

Há 20 dias em greve, profissionais da Viação Rocio já não têm mais como se alimentar. De acordo com lideranças do movimento grevista, vários trabalhadores estão com serviços de luz e água cortados. Por isso, eles se alimentam no acampamento montado em frente à garagem.

“Outros sindicatos, empresários e cidadãos têm trazido alimentos para nós. Se não fosse isso, não teríamos comida. As contas em casa já estão atrasadas. Tem funcionário vendendo bens para pagar as contas e comprar comida”, afirma Edilamar Costa da Silva, diretora do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Paranaguá (Sindicap).

Por dia, pães e alimentos não perecíveis são doados para os grevistas. O preparo do alimento é feito por uma voluntária. “Eu vejo que eles só estão reivindicando os direitos. Me sinto feliz ao ajudar. Quando você se põe no lugar do outro, em meio a dificuldade, ajuda a tornar o mundo um lugar melhor” diz Neuza Jack, voluntária que prepara os alimentos.

A greve dos profissionais da Viação Rocio teve início no dia 14 de janeiro. A categoria reivindica o pagamento do salário atrasado, fim do parcelamento dos rendimentos, manutenção preventiva dos veículos, novos uniformes, acesso ao banco de horas, entre outros.

Nossos Programas