Baleia jubarte é encontrada morta em Pontal do Paraná

(Imagem: LEC) (Com informações do LEC) Esta é a sétima baleia jubarte encalhada nas praias do Paraná, sendo uma registrada na Ilha do Mel, duas na Ilha do Superagui, duas em Pontal do Paraná, e duas em Guaratuba. Na manhã desta sexta-feira (30), mais uma baleia jubarte foi encontrada morta no litoral do Paraná. O […]
(Imagem: LEC)
(Com informações do LEC)

Esta é a sétima baleia jubarte encalhada nas praias do Paraná, sendo uma registrada na Ilha do Mel, duas na Ilha do Superagui, duas em Pontal do Paraná, e duas em Guaratuba.

Na manhã desta sexta-feira (30), mais uma baleia jubarte foi encontrada morta no litoral do Paraná. O animal – de sete metros – encalhou sem vida, em estado avançado de decomposição, no balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná.

De acordo com o LEC – Laboratório de Ecologia e Conservação, o mamífero havia sido visto boiando no mar no dia 29 de julho, mas devido as condições oceanográficas só foi possível realizar o resgate e a necropsia na manhã de hoje, quando o animal encalhou na areia da praia.

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos realizou a coleta de materiais biológicos que permitiram avaliar a condição de saúde do animal e a possível causa da morte.
49bb84b4-223419165_4809340765746803_8400878535645185068_n Baleia jubarte é encontrada morta em Pontal do Paraná

Imagem: LEC – Laboratório de Ecologia e Conservação

De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, os encalhes têm ocorrido por diversos motivos, entre eles, morte natural, aproximação dos animais à costa e aumento da interação destes com redes de pesca e embarcações, causando assim riscos de emalhe e colisão com os barcos e navios.

“Estas são ainda hipóteses científicas a serem avaliadas, mas já evidenciam desafios que chegam em resposta à degradação do oceano e mudanças climáticas”, afirma a bióloga Camila Domit.

Nossos Programas