Matinhos está sem segunda dose da Astrazeneca; Fiocruz prevê entrega a partir do dia 13 de setembro

Foto: REUTERS/Ramzi Boudina O município de Matinhos está aproximadamente há oito dias sem a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. A Secretaria municipal de Saúde afirma que está aguardando nova remessa de doses, para normalizar a distribuição do imunizante. Isto vem acontecendo em várias regiões do país, pois a Fiocruz está […]
Foto: REUTERS/Ramzi Boudina

O município de Matinhos está aproximadamente há oito dias sem a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. A Secretaria municipal de Saúde afirma que está aguardando nova remessa de doses, para normalizar a distribuição do imunizante.

Isto vem acontecendo em várias regiões do país, pois a Fiocruz está há quase duas semanas sem repassar doses para o Ministério da Saúde. A Fundação Oswaldo Cruz informou que fará suas próximas entregas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir da próxima semana, de 13 a 17 de setembro.

A Fiocruz explica que a chegada de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) que estava prevista para agosto, ocorreu apenas no fim do mês, este foi o motivo da produção ter atrasado e não estarem ainda disponíveis para liberação.

Enquanto isso, Matinhos continua nesta quarta-feira (08) apenas com a aplicação da segunda dose na Arena Vicente Gurski, das vacinas Coronavac e Pfizer, para quem possui carteira de vacinação com anotação até o dia 08 de setembro.

A vacinação da primeira dose está sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde, mediante agendamento dos cadastrados. As pessoas que fizeram o cadastro para receber o imunizante nas UBSs, deverão aguardar o contato do Enfermeiro Chefe da Unidade para agendamento da aplicação da primeira dose.

A Prefeitura de Matinhos reforça que mesmo com o atraso é de suma importância que quem tomou a primeira dose da vacina, não deixe de tomar a segunda para que tenha plena eficácia na imunização.

Nossos Programas