Guaratuba: vazamento de produto químico atinge rio

O produto químico que vazou após um acidente de trânsito na BR-376, em Guaratuba, atingiu o Rio São João. Ainda não se sabe o nível de contaminação, por isso, a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil da cidade adotaram, como medida de prevenção, a interdição do rio. A orientação inicial é para que a […]

O produto químico que vazou após um acidente de trânsito na BR-376, em Guaratuba, atingiu o Rio São João. Ainda não se sabe o nível de contaminação, por isso, a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil da cidade adotaram, como medida de prevenção, a interdição do rio. A orientação inicial é para que a população não entre no rio, nem consuma água ou pescados do local. Já há registro de peixes encontrados mortos às margens do rio, perto da área do acidente.

b39218aa-whatsapp-image-2021-02-13-at-11.39.48-300x225 Guaratuba: vazamento de produto químico atinge rio

Já há registro de peixes mortos na área do acidente. Foto: Prefeitura de Guaratuba

As equipes de defesa ambiental da Prefeitura de Guaratuba estão no local para adotar as providências necessárias. De acordo com uma nota publicada pela prefeitura do município, o produto derramado seria cianamida, um agrotóxico altamente contaminante. Já uma fonte ligada a TVCI, disse que o vazamento seria de arsênico, um produto utilizado na preservação de madeiras e que também oferece grande risco de contaminação.

“O derramamento acidental de produtos químicos pode causar danos irreversíveis na nossa natureza, uma vez que esse derramamento pode contaminar o solo, lençóis freáticos e, em contato com ambientes marinhos, pode causar um grande problema de mortalidade, principalmente em algumas espécies ameaçadas de extinção. Além disso, o consumo de produtos contaminados representa riscos à saúde humana. “, explica o biólogo Caio Fernandes.

Nossos Programas