Menino de nove anos morre engasgado em Paranaguá

Nesta terça-feira (19) o jovem morador do bairro Ilha dos Valadares se engasgou e acabou morto. Adrian tinha uma doença que segundo seu tio Josias do Rosário, “não era muito conhecida no meio médico, mas o que agravava mais era como ele respirava e se alimentava”. Assim que o menino passou mal, a família afirma […]

Nesta terça-feira (19) o jovem morador do bairro Ilha dos Valadares se engasgou e acabou morto. Adrian tinha uma doença que segundo seu tio Josias do Rosário, “não era muito conhecida no meio médico, mas o que agravava mais era como ele respirava e se alimentava”.

Assim que o menino passou mal, a família afirma que ligou para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas, diz também que ao relatar o caso, os atendentes informaram que “não havia médico de plantão naquele momento”.

Desesperados com a informação, a mãe e o padrasto da criança, o levaram à Unidade básica de Saúde (UBS) Rodrigo Gomes, da Ilha dos Valadares. Lá o menino foi atendido por uma equipe de enfermeiras que  tentaram reanimar Adrian, que até teria esboçado uma reação, mas não resistiu.

As informações são de que o SAMU chegou para atender o paciente aproximadamente 50 minutos após a solicitação da ambulância.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (CISLIPA) publicou uma nota dando explicações sobre o fato ocorrido na manhã do dia 19 de Abril de 2022:

“O CISLIPA, na qualidade de gestor do SAMU Litoral, informa que recebeu ligação através da central de regulação às 09h08min, onde foi solicitado por um familiar da vítima, uma equipe do SAMU para constatação de um óbito de uma criança de 9 anos, que ocorrera por volta das 08h50min, no bairro Ilha dos Valadares, cidade de Paranaguá. O SAMU Litoral esclarece que por se tratar de uma solicitação de constatação de óbito, não se trata de atendimento de emergência, mesmo assim realizou atendimento ao chamado e levou equipe médica até o local para constatação de óbito. Ressaltamos que as informações veiculadas em meios de comunicação onde apontam negligência de atendimento pela equipe do SAMU são inverídicas e não condizem com a realidade.”

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá – FASP, explicou que recebeu a informação de que um paciente de nove anos de idade foi encaminhado por meios próprios à Unidade de Pronto Atendimento “Rodrigo Gomes”, na Ilha dos Valadares, para atestar o óbito após orientação do SAMU 192.

“Reiteramos que, apesar do estado clínico do paciente, este foi prontamente atendido pela equipe de saúde da Unidade, inclusive com remanejamento de profissional médico àquela Unidade, tendo sido realizadas tentativas de reanimação e prestado todo o suporte necessário. Assim, registramos que não houve qualquer omissão no atendimento ao paciente pelos profissionais de saúde que laboram na Unidade, sendo que lamentamos profundamente o passamento ocorrido e prestamos nossa solidariedade aos familiares.”

Nossos Programas