Paraná tem redução de 61% nos casos de óbito nos últimos 16 meses

Um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde – Sesa mostra que no mês de outubro, o Paraná obteve o menor registro de óbitos em detrimento do Coronavírus desde julho de 2020, o que compreende números parecidos com o início da pandemia, tendo redução de 61,5% comparado a setembro. De acordo com a pesquisa, […]

Um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde – Sesa mostra que no mês de outubro, o Paraná obteve o menor registro de óbitos em detrimento do Coronavírus desde julho de 2020, o que compreende números parecidos com o início da pandemia, tendo redução de 61,5% comparado a setembro.

De acordo com a pesquisa, o Estado do Paraná não alcançava uma marca tão baixa desde o primeiro semestre do ano passado. Conforme consta no informe, os óbitos reduziram em cerca de 47% nos últimos 31 dias.

“A redução no número de casos e mortes demonstra a efetividade e segurança dos imunizantes contra a Covid-19. Quanto mais o Paraná avança na vacinação, menos pessoas contraem o vírus e adoecem, o que consequentemente diminui o risco de agravamento da doença que pode levar a morte. Mesmo assim, continuamos enfrentando a pandemia e realizando acompanhamento diário do cenário epidemiológico, conforme a orientação do governador Ratinho Junior”, declara Beto Preto, secretário de Estado da Saúde.

Segundo o Governo do Estado, o Paraná já aplicou mais de 15,8 milhões de imunizantes, sendo 8.582.728 primeiras doses (D1) e 6.828.409 segundas doses (D2) ou doses únicas (DU), além de 39.586 doses adicionais (DA) e 386.502 doses reforço (DR).

Estes dados representam mais de 100% da população adulta (estimada pelo Ministério da Saúde em 8.720.953 pessoas) vacinada com a D1 ou DU, e 77,3% com a D2 ou DU. Os dados são do Vacinômetro Nacional, com informações preliminares da base do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e significam que o Paraná ultrapassou a meta ideal e, dentro do ajuste populacional, deve ter alcançado quase todos acima de 18 anos.

O mês de outubro também foi marcado pelo envio de doses para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, além da continuidade na imunização para jovens com condições pré-existentes. Até agora, 457.891 doses foram aplicadas neste público, atingindo quase 49% desta população estimada em 936.296 pessoas.

Nossos Programas