Internacional
11 de setembro de 2001: 19 anos

 A terça-feira do 11/09/2001 ficou fixado na memória de muita gente ao redor do mundo. A queda das torres do World Trade Center, ataque ao pentágono e sequestro de quatro aviões, marcaram o início do século XXI

Por Kevin Capobianco

O ataque terrorista em solo norte-americano não apenas causou choque e espanto, como também foi o estopim das guerras do Afeganistão e do Iraque, ambas com o objetivo de encontrar o mandante dos ataques Osama Bin Laden. A guerra causada provocou a crise econômica de 2007, afetando o mercado financeiro mundial, provocou mudanças bruscas na segurança dos aeroportos e criou um abalo na relação entre o ocidente e o mundo islâmico.

Na manhã daquele dia, 19 terroristas sequestraram quatro aviões comerciais, dois da American Airlines e dois da United Airlines. Após conseguirem tomar controle das aeronaves, jogaram os dois aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, em Nova Iorque, matando instantaneamente todos a bordo e pessoas que estavam nos edifícios.

09:03 da manhã o segundo avião atinge a torre sul do World Trade Center

O terceiro avião sequestrado foi jogado contra o Pentágono, o centro da inteligência militar dos Estados Unidos, localizado no Condado de Arlington, Virgínia, nas proximidades de Washington D.C.. O quarto avião caiu em um campo aberto em Shanksville, na Pensilvânia, depois de alguns de seus passageiros e tripulantes tentarem recuperar o controle da aeronave que estava em direção à capital dos EUA. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos. Quase três mil pessoas morreram durante os ataques. A maioria das vítimas eram civis, incluindo pessoas de 70 nacionalidades diferentes.

Foto: REUTERS/Sara K. Schwittek

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.