IAT alerta para riscos do consumo de água e peixeis do Rio São João, em Guaratuba

As águas e os peixeis do Rio São João, em Guaratuba, estão impróprios para o consumo, segundo o Instituto Água e Terra (IAT). O alerta do órgão foi emitido por meio de nota, nesta terça-feira (16), após uma carreta  com produtos químicos tombar na BR 376 e contaminar o córrego que desemboca no rio. De […]

As águas e os peixeis do Rio São João, em Guaratuba, estão impróprios para o consumo, segundo o Instituto Água e Terra (IAT). O alerta do órgão foi emitido por meio de nota, nesta terça-feira (16), após uma carreta  com produtos químicos tombar na BR 376 e contaminar o córrego que desemboca no rio.

0d60223e-whatsapp-image-2021-02-13-at-11.39.47-225x300 IAT alerta para riscos do consumo de água e peixeis do Rio São João, em Guaratuba

Peixes mortos no Rio São João, após contaminação por produtos tóxicos. Foto: Rádio Litorânea

De acordo com o IAT, a população ribeirinha e adjacências não devem utilizar as águas do rio até que haja a comprovação técnica da recuperação da qualidade da água, através do saneamento (limpeza total) e dos resultados dos ensaios laboratoriais.

Acidente 

O vazamento de produto tóxico ocorreu no sábado (13), após o tombamento de uma carreta na BR 376, km 679, sentido sul. A carreta transportava cerca 23 toneladas de produto tóxico de alto risco ambiental que escorreu para a canaleta e, posteriormente, para o córrego que desemboca no rio São João.

6c01d34f-whatsapp-image-2021-02-13-at-09.35.40-300x169 IAT alerta para riscos do consumo de água e peixeis do Rio São João, em Guaratuba

Foto: Rádio Litorânea

O produto derramado foi identificado como TANALITH 60% CCA-C (nome comercial), líquido tóxico e corrosivo (Óxido de Cobre, Ácido Crômico).  O produto é um preservativo hidrossolúvel destinado ao tratamento de madeira contra insetos e fungos.

O monitoramento e a fiscalização dos trabalhos de recuperação ambiental realizados pelas empresas envolvidas/responsáveis pelo acidente ambiental serão acompanhados pelo IAT até que cessem todos os riscos a população local e aos animais aquáticos.

*Com informações da Prefeitura de Guaratuba. 

Nossos Programas