Parnanguara é preso em operação que mira extorsão a garimpeiros no Amazonas

A Polícia Federal prendeu na manhã da última terça-feira (29), o ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas, o General Carlos Alberto Mansur. Ele foi exonerado horas antes de ser preso, após ser apontado com um dos alvos da operação da Polícia Federal e do Ministério Público do amazonas (MP-AM) que investiga crimes de corrupção ativa, […]

A Polícia Federal prendeu na manhã da última terça-feira (29), o ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas, o General Carlos Alberto Mansur. Ele foi exonerado horas antes de ser preso, após ser apontado com um dos alvos da operação da Polícia Federal e do Ministério Público do amazonas (MP-AM) que investiga crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro no estado.

Conforme as investigações, os integrantes da pasta de segurança aproveitavam informações restritas para extorquir membros de organizações criminosas. Além da prisão do general, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede, a Secretaria de Segurança pública do Amazonas, Manaus e nas cidades de Apuí (AM) e São Paulo (SP).

35346b29-1_000_33a28h3-27505268-1024x683 Parnanguara é preso em operação que mira extorsão a garimpeiros no Amazonas

Operação Comboio

A operação ganhou esse nome porque, segundo os investigadores, membros da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas utilizavam viaturas da pasta durante as diligências para a prática dos crimes. Os veículos seguiam organizados em comboios, sob a guarda de uma escolta.

Sobre o General

Nascido na cidade de Paranaguá (PR), o general de divisão do Exército Brasileiro, Carlos Alberto Mansur,  iniciou a vida militar em 1977, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP). Foi declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia em 1983 e classificado no 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, sediado em Curitiba (PR).

Nossos Programas