Polícia Militar terá reforço no efetivo para garantir a segurança no dia da eleição no Litoral

No próximo domingo (2) mais de 223 mil eleitores irão às urnas escolher seus representantes estaduais e federais no primeiro turno das eleições 2022. Para que o pleito seja realizado de forma segura e ordeira em todo o estado, desde a última terça-feira (27) o Tribunal Regional Eleitoral, vem divulgando ações estratégicas adotadas junto aos […]
Mais de 200 policiais militares estarão empregados nas eleições no Litoral. Foto: Diogo Monteiro/TVCI

No próximo domingo (2) mais de 223 mil eleitores irão às urnas escolher seus representantes estaduais e federais no primeiro turno das eleições 2022. Para que o pleito seja realizado de forma segura e ordeira em todo o estado, desde a última terça-feira (27) o Tribunal Regional Eleitoral, vem divulgando ações estratégicas adotadas junto aos órgãos de segurança para evitar confrontos entre eleitores e crimes eleitorais.

O tenente-coronel Durval Tavares Júnior, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar (PM), ressaltou que o efetivo está preparado para atender toda a região litorânea com equipes que irão realizar patrulhamentos pelos colégios eleitorais, com apoio da Patrulha Costeira que darão suporte nas baías de Antonina e Paranaguá.

495f14bf-whatsapp-image-2022-09-30-at-09.39.05 Polícia Militar terá reforço no efetivo para garantir a segurança no dia da eleição no Litoral

Tenente-coronel Durval Tavares Júnior. Foto: Michel Moreira/TVCI

No sábado todo o batalhão estará de prontidão e continuaremos e reforçaremos o policiamento dos locais onde as urnas serão instaladas. No domingo utilizaremos 230 policiais em toda a área do batalhão em todos os colégios eleitorais e aqueles maiores nós faremos o policiamento fixo, além de ter uma tropa para eventuais conflitos e faremos a seguranças dos juízes e dos promotores eleitorais em todo o litoral”.

Serão empregados nesse trabalho à patrulha rural nas urnas que irão para essas comunidades em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba e Paranaguá. A patrulha Costeira atuará em apoio à justiça nas baías e nas ilhas que contarão com zonas eleitorais”.

A secretária estadual de Segurança voltou a aderir o emprego da Lei Seca no Paraná. O anúncio feito pelo secretário Vagner Mesquita na última terça (27), impedirá a venda e o consumo de bebida alcoólica das 8h às 18h do domingo (2). “O decreto assinado pelo secretário de segurança, não impede ninguém de beber, mas impede a venda e o consumo das 08h às 18h durante o pleito eleitoral. Sendo assim a pessoa poderá consumir em casa, mas durante a eleição o comerciante não poderá vender bebidas no domingo”.

Em relação a possíveis confrontos e confusões que podem ocorrer durante as eleições, o tenente-coronel afirmou que  Agência Local de Inteligência (ALI) está monitorando desde o inicio do setembro diversos movimentos em relação às eleições e que até o momento não houve nenhum tipo de denúncia ou situação relacionada a possíveis confusões que possam prejudicar as eleições. Esperamos que essa eleição no litoral paranaense transcorra tranquilamente, o nosso serviço de inteligência já está atuando e não houve nenhum local ou algo que possa acontecer para prejudicar as eleições. A orientação é para que as pessoas exerçam seu direito legal de votar, tranquilas para os locais de votação e contem com a Polícia Militar que estaremos presente durante todo o dia até o termino da eleição”.

Nossos Programas