Portos chineses suspendem operações após casos confirmados de Covid-19

Foto: CHINA STRINGER NETWORK/Reuters – Porto de Ningbo-Zhoushan, na China. Nesta sexta-feira (13), foi anunciado que portos chineses haviam suspendido operações por conta de casos positivos de Covid-19. O Porto de Ningbo-Zhoushan, localizado a 250 km ao sul de Xangai, é um dos principais portos de carga da China e de acordo com autoridades locais, […]
Foto: CHINA STRINGER NETWORK/Reuters – Porto de Ningbo-Zhoushan, na China.

Nesta sexta-feira (13), foi anunciado que portos chineses haviam suspendido operações por conta de casos positivos de Covid-19. O Porto de Ningbo-Zhoushan, localizado a 250 km ao sul de Xangai, é um dos principais portos de carga da China e de acordo com autoridades locais, as restrições nos transportes já pesam sobre as cadeias de abastecimento.

A descoberta do primeiro caso aconteceu na última quarta-feira (11), quando um dos funcionários positivou para a doença. Segundo o gerente de operações do terminal de Meishan, Jiang Yipeng, a atividade foi interrompida imediatamente e a área do porto foi fechada. O terminal tem capacidade para 10 milhões de contêineres, segundo a imprensa chinesa.

Ainda não há informações de como o caso de Covid-19 surgiu entre os trabalhadores, pois a maioria já está vacinado e regularmente são examinados.

Como medida de precaução, as autoridades isolaram cerca de 2 mil funcionários, que seguem cumprindo quarentena.

O fechamento de um terminal no porto de Ningbo-Zhoushan pode piorar ainda mais a situação do transporte marítimo, sob forte pressão global devido a restrições sanitárias e uma recuperação da economia, impulsionada pela demanda por produtos.

A China estava controlando a epidemia desde setembro de 2020, quase sem nenhum caso no país, mas vem enfrentando o ressurgimento de transmissão em seu território, desde junho deste ano.

O país registrou 81 novos casos nesta quinta-feira (12), incluindo 38 de origem local. Apesar deste número ainda ser muito limitado em comparação com os registrados em outros países, tem sido o maior dos últimos meses na China.

Algumas restrições que estão sendo impostas pela China:

  • Diversos portos estão exigindo testagem de todos os tripulantes das embarcações que chegam ao país;
  • Alguns navios estão sendo obrigados a ancorar até que todos os colaboradores testem negativo para a doença;
  • As embarcações precisam ficar de quarentena por 14 a 28 dias, caso tenham atracado anteriormente na índia.

Nossos Programas