Segundo o Simepar, as temperaturas máximas na região litorânea devem variar entre 34ºC e 37ºC nesta segunda-feira (17). O calor intenso pode fazer com que algumas regiões do estado batam o recorde de temperatura máxima em 2025.
O calor seguirá forte ao longo do dia mas, com o avanço de uma frente fria sobre o Sul do Brasil, a instabilidade pode aumentar, e pancadas de chuva podem ser registradas. Nas cidades que fazem divisa com Santa Catarina, os acumulados de chuva podem ser significativos.
De acordo com a meteorologista do Simepar, Julia Munhoz, ao longo dos dias, o sistema responsável pela frente fria continuará favorecendo a formação de chuvas diárias no Paraná, com risco de temporais a qualquer momento.
Entre terça e quarta-feira, as temperaturas máximas devem diminuir, mas ainda assim os dias serão quentes.
Alertas para tempestades
Alguns órgãos já emitiram alertas de tempestades para o Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta amarelo de tempestade para grande parte do estado, incluindo o Litoral.
Além disso, se a condição de tempestade se confirmar ao longo do dia, a Defesa Civil deverá emitir alertas para os números cadastrados via SMS. Para receber os avisos, o morador deve enviar uma mensagem de texto informando o CEP da residência para o número 40199.