Tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quanto a Defesa Civil do Paraná mantêm alertas vigentes para a ocorrência de tempestades acompanhadas de descargas elétricas a partir da tarde desta segunda-feira (12), no litoral do Estado e na Região Metropolitana de Curitiba. O alerta é válido até quarta-feira (14).
Segundo o Simepar, os volumes de chuva podem aumentar com a aproximação do fim de semana.
“Na sexta-feira temos o avanço de uma nova frente fria pelo Sul do país, que traz o aumento da instabilidade para todas as regiões paranaenses”, diz Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
No último fim de semana, a região recebeu um alto volume de chuva em um curto período de tempo. A tempestade que atingiu o litoral foi consequência do tornado que passou por São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
O tornado foi classificado pela equipe do Simepar como categoria F2 na Escala Fujita, com ventos na faixa de até 180 km/h.
A célula de tempestade que gerou o tornado atravessou a região Leste do Estado e causou ventos entre 60 km/h e 70 km/h em Curitiba e também em Guaratuba, onde o volume de chuvas alcançou mais de 60 mm em meia hora.
A Defesa Civil reforça que envia alertas conforme a região que pode ser atingida por tempestades ou outros eventos. Para se cadastrar, a população deve enviar um SMS para o número 40199 com o CEP da área de interesse.









