×

Passagem de ciclone extratropical deixa o litoral em alerta nesta terça-feira (09)

A previsão da passagem de um ciclone extratropical pelo oceano pode provocar chuvas expressivas e temporais com raios a partir desta terça-feira (09) em todo o litoral paranaense. A Porto do Paraná por meio do Sistema de Meteorologia da Portos do Paraná (SIMPORT) também  alerta a população para tempo instável na região portuária. Na quarta-feira […]
Imagem: TVCI

A previsão da passagem de um ciclone extratropical pelo oceano pode provocar chuvas expressivas e temporais com raios a partir desta terça-feira (09) em todo o litoral paranaense.

A Porto do Paraná por meio do Sistema de Meteorologia da Portos do Paraná (SIMPORT) também  alerta a população para tempo instável na região portuária.

Na quarta-feira (10), o sol volta a aparecer entre nuvens, mas os ventos devem continuar fortes. A passagem do ciclone favorece uma frente fria, que intensifica as rajadas de vento, com picos próximos de 35 km/h durante a tarde.

“A Portos do Paraná orienta que, em casos de temporais ou condições adversas, os colaboradores devem evitar locais de risco. A qualquer sinal de perigo, o colaborador deve sair imediatamente da faixa portuária”, diz o comunicado da empresa.

Para medidas preventivas em terra e mar, também deve-se:

  • Fazer o reforço no fundeio de navios, com máquinas prontas para manobras emergenciais;
  • Reforçar os cabos de amarração de navios atracados;
  • Manter rebocadores em stand-by para emergências;
  • Manter terminais e equipes de amarração em prontidão;
  • Realizar o travamento de equipamentos portuários (guindastes, shiploaders etc);
  • Manter atenção e travamento de peças com grandes áreas vélicas.

SIMEPAR

De acordo com o SIMEPAR, os maiores impactos do ciclone extratropical são esperados apenas para terça-feira (09), quando ele originará uma frente fria que vai atravessar o Paraná com temporais previstos em todo o estado, trazendo chuvas fortes, raios e riscos de granizo.

“Pela manhã, os temporais começam no Oeste do Paraná, se deslocando em direção ao Leste ao longo do dia. As rajadas de vento devem se intensificar, podendo superar os 70 km/h”, ressalta Bianca de Angelo, meteorologista do Simepar.

O mapa do Boletim de Gestão de Riscos para terça-feira indica que as regiões Norte e Leste estão em risco alto para acumulados de chuva pontualmente acima dos 100 mm. No extremo Noroeste o risco é baixo, e no resto do Estado o risco é moderado.

Na quarta (10), a condição do tempo muda. O Paraná terá menores acumulados de chuva, e mais vento. “O ciclone vai se deslocar para o oceano, e os modelos indicam a possibilidade de transição do sistema para um ciclone subtropical. Com isso, os maiores volumes de chuva ficam concentrados próximos ao centro do sistema, que já estará bem afastado do Paraná, reduzindo assim os riscos associados. Mesmo assim, pancadas rápidas e isoladas podem ocorrer em todo o Estado”, afirma Bianca.

As rajadas de vento serão o destaque de quarta-feira, principalmente no Leste, onde o risco é alto para que, pontualmente, superem os 80 km/h. No Sul e nos Campos Gerais o risco é moderado, com rajadas de vento na faixa dos 60 km/h. Não há risco no extremo Noroeste e no resto do Estado, o risco é baixo para rajadas de vento acima de 50km/h.

Na quinta-feira (11), a intensidade do ciclone diminui significativamente. “A previsão é de pancadas rápidas de chuva no Oeste, mas o sol deve predominar na maior parte do Estado. As rajadas de vento perdem força. Apenas a região litorânea ainda pode registrar ventos de até 60 km/h”, explica Bianca. Na sexta-feira (12), o ciclone não terá mais influência sobre o tempo no Paraná, mas um novo sistema de baixa pressão se forma sobre o Paraguai, favorecendo novamente a formação de temporais isolados, que também podem ser pontualmente intensos no Oeste do Estado.

O Simepar segue monitorando as condições do tempo e orienta a população a acompanhar os alertas emitidos pela Defesa Civil. Basta enviar um SMS para o telefone 40199 com o CEP de sua residência, para receber as informações.

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página