Na próxima segunda-feira (22), o Paraná promoverá a 2ª edição da Caminhada do Meio-Dia, evento em referência ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A iniciativa incluirá atos em Curitiba e em aproximadamente 100 cidades do estado, abrangendo também quatro municípios do litoral paranaense.
Além de homenagear as vítimas de feminicídio no Paraná, a ação destaca a importância de todos se engajarem nessa luta. Toda a população está convidada a participar dos atos, que ocorrem simultaneamente na capital e nas cidades de Antonina, Matinhos, Morretes e Paranaguá.
Locais e horários
Curitiba: Concentração na Praça Santos Andrade (Prédio histórico da UFPR), a partir das 11h30.
Antonina: Local ainda não definido.
Matinhos: Av. Roque Vernalha, em frente à Casa da Cultura.
Morretes: Ponto de Encontro na Praça Rocha Pombo.
Paranaguá: Praça Fernando Amaro, R. Mal. Deodoro – Centro Histórico.
22 de julho
O Dia de Combate ao Feminicídio no Paraná faz memória à advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, morta pelo próprio companheiro na madrugada de 22 de julho de 2018, no apartamento onde viviam.
Violência contra a mulher
O Anuário Brasileiro da Segurança Pública, divulgado na última semana, indicou aumento em todas as formas de violência contra a mulher no Brasil. O Paraná registrou 81 casos de feminicídio em 2023, colocando o estado entre os sete que mais vitimaram mulheres.
Enquanto o país enfrenta um aumento alarmante da violência contra a mulher, eventos como a Caminhada do Meio-Dia destacam a necessidade urgente de políticas públicas que garantam proteção às mulheres.