×

Hemepar reforça pedido por doações de sangue no final de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a demanda por transfusões de sangue costuma aumentar. Em contrapartida, a presença de doadores nos hemocentros tradicionalmente diminui, impactando os estoques de sangue.   “O Natal e Ano-Novo são momentos de celebração e união, mas também de conscientização. Precisamos garantir que os estoques de sangue estejam em […]
Foto Gilson Abreu/AEN

Com a chegada das festas de fim de ano, a demanda por transfusões de sangue costuma aumentar. Em contrapartida, a presença de doadores nos hemocentros tradicionalmente diminui, impactando os estoques de sangue.  

“O Natal e Ano-Novo são momentos de celebração e união, mas também de conscientização. Precisamos garantir que os estoques de sangue estejam em níveis adequados para atender a todos que necessitem. Cada doação pode salvar até quatro vidas e fazer a diferença para muitas famílias”, enfatiza Vivian Raksa, coordenadora do Hemepar.  

Em Curitiba, a queda nas doações já foi percebida. A unidade, que recebia entre 160 e 190 doadores por dia, passou a registrar entre 100 e 120 doações diárias durante o mês de dezembro. O número acendeu um alerta na Secretaria de Saúde, que orienta os doadores a programarem suas doações antes do início do período de férias. Novos doadores também estão sendo convocados.  

Para doar sangue, é necessário cumprir alguns requisitos: ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar em boa saúde, bem alimentado e hidratado, e apresentar um documento de identidade com foto. Homens podem doar a cada dois meses, enquanto mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre as doações.  

As doações podem ser realizadas em todas as unidades do Hemepar no Paraná. Para agendar sua doação, acesse o site www.hemepar.pr.gov.br.

Nossos Programas