O concurso inédito lançado pela Secretaria de Educação do Paraná (Seed) e pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) teve como objetivo escolher a melhor merenda do estado. Das mais de 500 receitas inscritas, 32 foram selecionadas para a final, e quatro receberam prêmios.
O primeiro lugar foi conquistado por Clarice Iaciuk Costa Rosa, merendeira do Colégio Estadual do Campo Cristo Rei, em Prudentópolis. O segundo lugar ficou com Diná Aparecida Gavelik, do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora da Conceição, em Campo Magro. A terceira colocação foi para Gislaine Aparecida Xavier, que trabalha no Colégio Estadual Rui Barbosa, em Arapoti.
O quarto lugar foi conquistado pela merendeira Vângela de Jesus Pereira dos Santos, do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Paranaguá, no litoral do estado. Vângela se destacou com sua feijoada poveira.
Vângela, que é pastora, contou que iniciou na profissão de merendeira ao perceber que a cozinha poderia ser uma forma de incluir e integrar as pessoas. “Eu sempre trabalhei com pessoas, integrando aqueles que estavam fragilizados, excluídos ou marginalizados. A mesa sempre foi uma forma de unir as pessoas. Por isso acabei indo para a cozinha”, afirmou.
Sua trajetória começou em 2005, quando foi chamada para trabalhar como cozinheira em Fernandes Pinheiro. Desde então, ela transformou a cozinha em uma ferramenta de acolhimento. “Hoje eu fico muito feliz de poder fazer um prato gostoso, que muitos dos alunos não teriam acesso fora da escola”, disse.
O anúncio dos vencedores foi feito na manhã desta terça-feira (18) pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, durante um almoço no Palácio Iguaçu.
Além de valorizar o trabalho das merendeiras, o concurso também destaca os alimentos regionais e as tradições culinárias do estado.