Na manhã desta terça-feira (14), em uma assembleia geral realizada em Pontal do Paraná, os sete prefeitos dos municípios litorâneos do Paraná se reuniram para eleger os novos presidentes da Associação de Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa).
Após a reunião, foi anunciado que o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, assume a presidência da Amlipa, sucedendo o ex-prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque. O cargo de vice-presidente fica com o prefeito de Morretes, Junior Brindarolli.
Em entrevista, Gimenes destacou que já havia alinhado ideias com o ex-presidente:
“Na nossa última conversa, em dezembro, já era minha pretensão colocar meu nome à disposição, e ele (Marcelo) já tinha me passado as pautas principais. A Amlipa tem um papel muito político. Vamos dar continuidade ao legado deixado, mas também construir os próximos dois anos importantes.”
Já o Cislipa terá como novo presidente o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, com a prefeita de Antonina, Rosane Ozaki, como vice-presidente. Adriano destacou o compromisso com o fortalecimento do consórcio:
“É um desafio, fico agradecido pela confiança dos prefeitos. Vamos dar uma direção diferente para o consórcio municipal, entendendo as necessidades das pessoas e dos municípios.”
Os novos eleitos assumem os cargos para o biênio 2025-2027, com o objetivo de promover avanços tanto na gestão política quanto na área da saúde.