Na manhã desta quinta-feira (1), o litoral paranaense foi novamente marcado pelo retorno das chuvas intensas, trazendo dificuldades para os veranistas e moradores locais. Matinhos, uma das cidades afetadas pelas chuvas, viu suas ruas serem tomadas pelas águas, gerando preocupação, especialmente nas áreas já impactadas pelas chuvas da semana passada. As consequências das chuvas recentes são evidentes, com alagamentos que afetaram diretamente a rotina dos moradores.
Diante dessa situação crítica, o governo do Paraná agiu prontamente e homologou os decretos de emergência apresentado pelos municípios de Matinhos e Guaratuba. Ao decretar o estado de emergência, o governo estadual abriu caminho para que as cidades afetadas possam buscar recursos para reconstrução das áreas afetadas que os municípios possam dar a devida assistência às famílias atingidas pelas enchentes, por meio do Fundo Estadual de Calamidade pública (Fecap). Esta medida permitirá uma resposta ágil e coordenada, visando minimizar os impactos sociais e econômicos causados pelas intempéries.
O retorno das chuvas no litoral paranaense reacende a necessidade de uma resposta eficaz por parte das autoridades e da comunidade. Ao declarar o estado de emergência em Matinhos e Guaratuba, o governo do Paraná coloca em prática medidas que visam proteger e apoiar as famílias impactadas, reforçando o comprometimento em superar os desafios causados por eventos climáticos extremos.
A orientação é que moradores e veranistas fiquem atentos aos alertas emitidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que tem monitorado a situação no Estado, recebendo as informações dos órgãos de meteorologia. Vinte e cinco alertas foram enviados na última semana, chamando a atenção para os riscos de temporais.