Com extensão de aproximadamente 14,5 quilômetros, a obra começa na ponte sobre o canal de Matinhos e segue até o entroncamento com a PR-407. Para a pista central, está prevista a implantação de quatro faixas (duas para cada sentido) de 3,5 m de largura, e acostamentos externos de 2 metros, todos em pavimento rígido de concreto, com placas de 21 centímetros de espessura.
Entre as obras de arte especiais estudadas, estão a duplicação da ponte sobre o canal de Matinhos e a duplicação da ponte sobre o Rio Balneário, próximo ao final do trecho.
Também será implantado um viaduto na interseção com a Avenida Curitiba, sendo que um dos sentidos da rodovia será elevado enquanto o outro permanece em nível, com o tráfego da avenida sendo integrado à rodovia por vias marginais.
As marginais terão 4,6 m de largura, sentido único, com estacionamentos de remanso nos canteiros, e serão implantadas de modo contínuo em praticamente todo o trecho, utilizando o pavimento flexível asfáltico. Também estão previstas ciclovias bidirecionais com 2,5 m e passeios para pedestres com 3 m de largura, em ambos os sentidos da rodovia.
Para garantir a segurança dos pedestres e dos ciclistas para travessia da PR-412, estão previstos 24 dispositivos, sendo 12 por sistema de semáforo, dez travessias elevadas e duas travessias não elevadas. O trecho receberá ainda iluminação pública e nova sinalização vertical, adequada à nova composição da rodovia.
Com informações da AEN