×

Sinais de alertas testados em Morretes e União da Vitória serão expandidos para todo o Paraná

Em agosto, moradores das cidades receberam alertas no celular sem cadastramento prévio, via tecnologia cell broadcast. Depois de obterem resultados positivos nos testes realizados em Morretes e União da Vitória, a Defesa Civil do Paraná vai ampliar a cobertura do sinal que emitem alertas contra fenômenos naturais em todo o Paraná. A decisão foi tomada […]
Foto: Gabriel Rosa/AEN

Em agosto, moradores das cidades receberam alertas no celular sem cadastramento prévio, via tecnologia cell broadcast.

Depois de obterem resultados positivos nos testes realizados em Morretes e União da Vitória, a Defesa Civil do Paraná vai ampliar a cobertura do sinal que emitem alertas contra fenômenos naturais em todo o Paraná. A decisão foi tomada em reunião na última terça-feira em curitiba, entre o coordenador estadual da Defesa Civil, o Coronel Fernando Schunig e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad)

O coordenador da defesa disse em entrevista que o objetivo é alertar a população em situações onde houver a necessidade de evacuação completa, em áreas de riscos que possam ocasionar enchentes, deslizamentos, ou qualquer outro fenômeno que possa colocar a vida da população em risco.

O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun, explicou que após a realização dos testes em algumas cidades brasileiras, o próximo passo é ampliar a cobertura para as regiões sul e sudeste, incluindo o Paraná. A previsão é que o sistema já esteja implantado a partir do dia 4 de dezembro, outro ponto ressaltado pelo diretor é com relação a receptividade das pessoas. Nos testes realizados em Morretes e União da Vitória, 82% da população recebeu os sinais de alerta no celular. “Naturalmente, a população ao receber os alertas nos testes que foram realizados, a população se assustou. muitos não estavam avisados. (…) de maneira geral, o sentimento da população é de que ela está com esse mecanismo mais protegida frente a desastres”.

Vale ressaltar que esse é um sistema de informação complementar aos já existentes/ os sinais de alertas emitidos via cadastro prévio na Defesa Civil vão continuar em pleno funcionamento.

Nossos Programas