Baleia Jubarte é encontrada morta na Ilha do Mel

Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta na Praia Grande, na Ilha do Mel, próximo ao Canto da Vó, por volta das 20h desta terça-feira (18). por Maisy Pires Segundo informações do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), populares acionaram a equipe do LEC informando o encalhe do […]

Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta na Praia Grande, na Ilha do Mel, próximo ao Canto da Vó, por volta das 20h desta terça-feira (18).

por Maisy Pires

Segundo informações do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), populares acionaram a equipe do LEC informando o encalhe do animal. Foi constatado que o animal já estava em estado avançado de decomposição.

Na manhã desta quarta-feira (19), a equipe organizou a estratégia de atendimento via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e se deslocou para a Ilha do Mel para fazer o registro do encalhe, avaliação da carcaça e coleta de materiais biológicos.

De acordo com a pesquisadora Camila Domit, o animal possui aproximadamente 13 metros de comprimento total e está sendo avaliado pela equipe técnica do projeto. O atendimento tem a colaboração da equipe do Instituto Água e Terra (IAT).

 

 

Sobre as baleias

As baleias jubartes da população do oceano Atlântico Sul vem ao Brasil anualmente para reprodução, passam o verão se alimentando na região Antártica. A principal área brasileira de reprodução é o litoral da Bahia. No Paraná, desde o início do PMP-BS, já foram registrados encalhes de 13 baleias da mesma espécie, incluindo indivíduos adultos e jovens.

Caso encontre animais vivos debilitados ou mortos, ligue 0800 642 3341

 

Foto: IAT

Nossos Programas