Foto: LEC/UFPR
Mais uma baleia jubarte juvenil foi encontrada encalhada sem vida no litoral do Paraná.
A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionada pela Prefeitura de Matinhos por volta das 10h desta quarta-feira (11), por meio da rede de encalhes do litoral do Paraná vinculada ao PRAE.
A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) era uma fêmea juvenil medindo pouco mais de oito metros e encontra-se em estado avançado de decomposição.
A equipe que vinha monitorando a praia de Matinhos nesta manhã se dirigiu ao local para registrar a ocorrência. Uma equipe técnica extra foi enviada ao local para realizar a necropsia que iniciou às 12h30. A causa da morte do animal e sua condição de saúde só poderá ser identificada após análises do material biológico coletado.
Esta é a oitava baleia que encalha sem vida desde o início da temporada de inverno no litoral paranaense.
Os casos deste ano ocorreram na Ilha do Mel, Ilha do Superagui, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. Em seis anos do PMP-BS no Paraná foram registradas ao todo 20 baleias da mesma espécie, incluindo indivíduos adultos e jovens.
Todos os procedimentos para atendimento, necropsia e destinação da baleia seguem em conformidade com o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná – PRAE (SEDEST/IAT/IBAMA), e com os protocolos nacionais da Rede Brasileira de informações e atendimento a encalhes de mamíferos aquáticos/REMAB (CMA/ICMBIO).