Chuvas intensas devem permanecer durante a madrugada e o sábado (23)

Há registros de deslizamentos de terra em Guaratuba e Guaraqueçaba 

As chuvas intensas continuam castigando o litoral nesta noite de sexta-feira (22). Até as 19h, segundo o Simepar, mais de 140 mm foram registrados na cidade de Paranaguá. As outras seis cidades do litoral também tiveram grandes volumes de precipitação até o momento. 

Para o sábado (23), a previsão é de que as chuvas continuem. Pode chover cerca de 25 mm no decorrer do dia.

A Defesa Civil permanece em alerta e atendendo a ocorrências em toda a região. Em caso de emergência, ligue para os telefones: 199, 153 ou 193. 

 

Veja a nota emitida pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, as 17h:

De acordo com o sistema que faz o monitoramento via estações meteorológicas distribuídas por todo o nosso litoral, Paranaguá foi a área mais atingida, com 140mm de chuva, seguida por Guaratuba, 98mm, e Guaraqueçaba 67mm. 

O Corpo de Bombeiros recebeu algumas ligações para atendimentos relativos às chuvas, sendo a maioria orientações repassadas aos solicitantes. As Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil também atuam nos chamados. 

Devido às constantes chuvas dos últimos dias, os solos estão bastante encharcados. Em virtude disso, o monitoramento por parte do Corpo de Bombeiros é constante, em especial em áreas de serra/morros e montanhas, onde podem ocorrer deslizamentos.

Até o momento, não houve vítimas atendidas pelo Corpo de Bombeiros resultantes das ações decorrentes das chuvas. 

*Resumo das ocorrências*

Paranaguá: 

– 6 chamados para alagamentos

– 9 pessoas atingida mais  7 pessoas desalojadas, encaminhadas à casa de parentes/amigos

– deslizamento de terra próximo à BR 277, km 8, sem grandes danos, não impactando significativamente o trânsito de veículos. 

Guaratuba:

– deslizamento de terra próximo ao ferry boat com paralisação do fluxo de veículos.

Matinhos;

– deslizamento de terra em região de mata no bairro Sertãozinho (sem danos).

Pontal do Paraná:

-Orientações sobre regiões alagadas e inundadas.

Antonina:

-deslizamento no bairro Tucunduva, poucos danos à via pública.

Guaraqueçaba:

– pontos de alagamento com impedimento de trânsito de veículos em alguns pontos na PR 405 (rodovia que liga Antonina a Guaraqueçaba): intersecção com rio Copiuvinha, em Antonina; curva da Santinha (subida), km 19 e 800; reta do Pontinga (Francelino), km 31; entrada do Itaqui.

 

Monitoramento de áreas 

Alem das equipes de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, o helicóptero Falcão 03, do BPMOA, tem realizado sobrevoos nas áreas atingidas. 

Na noite desta sexta-feira, um dos pontos que causavam preocupação era o da Colônia Santa Cruz. O secretário de Segurança Pública de Paranaguá, que é também membro da Defesa Civil, informou que uma equipe estava no local para orientar os moradores. 

Em Matinhos, neste momento, há pontos de alagamentos na região central e em alguns balneários. Veja fotos: 

 



Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.