×

Circulação da frota mínima de ônibus é suspensa em Paranaguá

A Viação Rocio, empresa responsável pela concessão do transporte público de Paranaguá, suspendeu na madrugada deste sábado (30) a circulação de 50% da frota de ônibus que estava disponível para a população nos horários de domingo. De acordo com os funcionários, a empresa proibiu a retirada dos veículos do pátio sem qualquer justificativa. A suspensão […]

A Viação Rocio, empresa responsável pela concessão do transporte público de Paranaguá, suspendeu na madrugada deste sábado (30) a circulação de 50% da frota de ônibus que estava disponível para a população nos horários de domingo.

De acordo com os funcionários, a empresa proibiu a retirada dos veículos do pátio sem qualquer justificativa.

A suspensão total da circulação dos coletivos, descumpre a liminar do Tribunal Regional do Trabalho, emitida no dia 21 deste mês, a qual determina que 50% da frota esteja ativa no munícipio, a fim de diminuir os impactos da greve para os usuários do transporte público.

Segundo o advogado do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos (Sindicap), Dr. Elevir Dionysio Neto,  a suspensão do serviço por parte da empresa é uma prática conhecida juridicamente como “lockout”, ou seja, é a tentativa do empregador de frustrar as negociações ou dificultar o atendimento das reivindicações dos empregados.

Greve 

A paralisação dos funcionários chegou ao 16º dia, sem qualquer acordo com a empresa Viação Rocio.  O movimento acontece sob as seguintes reivindicações:

a) Cessação de atrasos e parcelamentos de salários e benefícios;

b) Fornecimento de uniforme a todos os trabalhadores;

c) Fornecimento de veículos em condições de trabalho;

d) Recomposição de valores não pagos durante a vigência do Decreto Legislativo 06/2020;

e) Quitação do Banco de Horas;

f) Irredutibilidade de salários;

g) Estabilidade aos empregados envolvidos no movimento de greve;

h) Não desconto dos dias eventualmente parados.

Manifestação 

Na última sexta-feira (29), após mais uma tentativa frustrada de acordo com a empresa, os grevistas percorreram as principais ruas do centro de Paranaguá pedindo apoio dos governantes, imprensa e da população.

A sede da TVCI foi um dos pontos de parada dos manifestantes. A categoria solicitou que o apresentador do programa “Voz do Litoral”, Tony Lagos, os recebesse para falar sobre as dificuldades que os funcionários estão enfrentando.

Atendendo a solicitação, Tony Lagos iniciou a apresentação do seu programa diretamente da rua, junto aos  trabalhadores.

Veja a reportagem completa:

Nota

A Prefeitura de Paranaguá informa que, está realizando auditoria na Viação Rocio, visando esclarecer a real situação da empresa a fim de embasar a decisão em relação ao transporte público na cidade que entende que deve ser de qualidade e com preço justo e acessível a população.

Importante esclarecer que, o episódio da greve deve ser solucionado entre empresa e funcionários, cabendo ao Poder Público tomar atitudes que visam minimizar os impactos à população, com a disponibilização dos veículos alternativos para atender a demanda de passageiros e a fiscalização para a garantia da frota mínima operando no município, conforme determina a Lei da Greve.

Nossos Programas