Conheça a história de Nossa Senhora do Rocio

Imagem: TVCI Por Bruna Letícia Dia 15 de novembro é comemorado o dia de Nossa Senhora do Rocio, cujo nome vem do Latim “Roscivum”, que significa “orvalho”. E o uso do termo orvalho aplicado a esse título de Nossa Senhora simboliza as bênçãos e as graças recebidas de suas mãos. O Padre Dirson Gonçalves, Reitor […]
Imagem: TVCI
Por Bruna Letícia

Dia 15 de novembro é comemorado o dia de Nossa Senhora do Rocio, cujo nome vem do Latim “Roscivum”, que significa “orvalho”. E o uso do termo orvalho aplicado a esse título de Nossa Senhora simboliza as bênçãos e as graças recebidas de suas mãos. O Padre Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário do Rocio, conta que sua imagem foi milagrosamente encontrada ao amanhecer, no século XVII por pescadores, na baía de Paranaguá. A devoção a Nossa Senhora do Rocio começou por volta do ano de 1648 pouco depois da elevação do pelourinho na cidade.

A história de devoção começou há quase quatro séculos. Quando o pescador encontrou a imagem, levou para sua casa e as pessoas da vizinhança começaram a visitar a residência para rezar diante da Santa. Foi a partir daí que algumas graças começaram a acontecer, disse Gonçalves.

Em 1686, uma peste assolou os habitantes de Paranaguá, os devotos recorreram a Nossa Senhora do Rocio, para que ela acabasse com todo aquele sofrimento, e assim foram atendidos. Desde então, Nossa Senhora do Rocio continua sendo o socorro das aflições de seus devotos. A primeira Igreja em homenagem a Santa, foi construída em 1813. Foi em 1920 que ela ganhou o Santuário que atrai fieis de inúmeros lugares. Em 1977, o Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Estado.

O Reitor do Santuário, Padre Dirson Gonçalves, disse que o Paraná é o único Estado a possuir um documento assinado pelo Papa em que reconhece a Santa como Padroeira do Paraná.

Os parnanguaras têm na sua cidade, um lugar sagrado, onde está uma imagem venerada há quase 400 anos, reconhecida pelo Vaticano. Não existe um outro Estado, que tenha um documento como este assinado por um Papa, somos privilegiados, afirma.

Nossa Senhora do Rocio também foi declarada como Padroeira do Paraná pelos Bispos do Estado. Para o Bispo Dom Edmar Peron, da Diocese de Paranaguá, devido aos milhares de milagres, a devoção a Mãe do Paraná continua crescendo até os dias de hoje.

O Santuário é muito querido para o Estado do Paraná e também para a Diocese de Paranaguá. A devoção a Nossa Senhora do Rocio expande-se em luz e graça, não apenas para o Estado, mas para outros lugares do país, contou.

 Oração a Nossa Senhora do Rocio

Mãe do Rocio, agradecemos a vossa intercessão maternal. Em Jesus, rendemos graças a Deus por todas as bênçãos recebidas. Mãe do Rocio, olhai para todas as nossas necessidades. Por vossa intercessão, os céus se abram, e sobre nós orvalhos de bênçãos sejam derramados. Pedimos por nossas famílias, doentes e excluídos. Mãe que a Igreja seja cada vez mais fortalecida e sinal de serviço. Que o reino da paz, justiça e do amor prevaleçam. Que a misericórdia seja abundante. Mãe do Rocio, que seguindo o Vosso exemplo, sejamos sacrário de Jesus Cristo. Amém.  

Nossos Programas