Cotidiano
Consórcio Sambaqui vence recurso e executará obra de Recuperação da Orla de Matinhos
Com informações da AEN

O Consórcio Sambaqui venceu a análise dos recursos impetrados pelos consórcios participantes no processo de licitação para contratação de empresa especializada para execução da obra de Recuperação da Orla de Matinhos. O resultado foi divulgado nessa quarta-feira (14) pelo Governo do Estado.

Os recursos foram impetrados pelos Consórcios Sambaqui e Nova Matinhos, ambos habilitados no processo de licitação. A análise considerou os projetos, planilha orçamentária de referência, cronograma, especificações, memoriais descritivos, demais elementos técnicos instrutores e anexos da Concorrência Pública nº 02/2021. A licitação seguiu o critério de menor preço.

Os trâmites do processo são executados pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

A próxima etapa, que deve acontecer nos próximos dias, é a publicação da homologação do resultado pelo IAT e a divulgação da data de início das obras. O prazo de conclusão das melhorias no Litoral, por parte da empresa vencedora da licitação, será de 32 meses a partir da ordem de serviço.

Obras 

As obras de Recuperação da Orla de Matinhos preveem intervenções de mais de R$ 500 milhões em duas etapas – sendo essa primeira fechada em R$ 314.989.549,90. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município de Matinhos.

A empresa vencedora deverá realizar serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem; e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

Nos primeiros 6,3 quilômetros, da Avenida Paraná até o Balneário Flórida, serão instalados também dois guias correntes, dois headlands e um espigão. Em uma segunda etapa, será recuperado trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne. Haverá, ainda, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.