Nos últimos dois meses, muitos casos envolvendo furtos de fios de cobres têm sido registrados no litoral, principalmente em Pontal do Paraná. Os prejuízos que a empresa Copel têm sofrido, são altos.
A Companhia de energia confirma que de janeiro de 2021 até o dia 15 de julho, foram mais de 36 mil metros de cabos de cobres furtados, resultando em mais de 7 mil quilos. Nas ocasiões em que os criminosos agiram, 7 transformadores foram furtados e 33 postes de luz foram derrubados, um prejuízo que chega a mais de R$ 695 mil.
Além do prejuízo financeiro, há também o trabalho em dobro dos funcionários da empresa, que de acordo com o gerente da manutenção, Glaucio Martinez, precisam sair das suas atividades rotineiras para atender a situação de postes derrubados, por exemplo.
Essa é uma questão muito crítica para nós, porque além do prejuízo material, tem a insatisfação do nosso cliente que fica sem o serviço de energia elétrica. A gente está em contato permanente com o pessoal da segurança pública, para que tenham ação de repressão, tanto para pessoa que furta, como para a pessoa que recepta, pois ambos estão cometendo crime. – Glaucio Martinez, gerente de manutenção da Copel.
A Companhia em nota informou que está substituindo os fios de cobre furtados, por fios de alumínio, que tem vida útil estimada cinco vezes menor que o cobre, que dura cerca de 20 anos, a de alumínio dura até quatro anos. Ainda de acordo com a empresa, a Copel optou por esta estratégia porque entende que, no momento, é melhor usar um material mais barato e menos duradouro do que gastar com material de valor alto, que está sendo frequentemente furtado.