Corpo de Bombeiros realiza balanço dos atendimentos  no litoral durante as fortes chuvas deste sábado (23)

O Corpo de Bombeiros, via 8º Grupamento de Bombeiros, emitiu neste sábado (23) um novo balanço dos atendimentos realizados durante o período das fortes chuvas no litoral do Paraná, nas últimas 24h.

Na sexta-feira (22) e no sábado (23) o acumulado de chuva teve um aumento expressivo, em determinadas regiões do litoral. Os maiores registros foram nas comunidades do Morro Inglês, Alexandra, Santa Cruz e Floresta, localizadas no município de Paranaguá.

Volume de chuva 

Segundo a Defesa Civil, no Morro Inglês o acumulado foi de 202 mm, na BR 227, no km 10, o volume registrado foi de 252 mm, em Paranaguá choveu cerca de 151,8 mm, em Guaraqueçaba 104 mm e na comunidade de Floresta, 100 mm.

Equipes do Corpo de Bombeiros e das Coordenadoria Municipais de Proteção e Defesa Civil foram às comunidades de Morro Inglês, Santa Cruz e Floresta, sendo constatados locais com alagamento, contudo não foram detectadas residências sujeitas a deslizamentos.

Ocorrências

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram atendidas cinco chamadas para ocorrências de alagamento em Paranaguá, com orientações nas regiões da Vila dos Comerciários, do Rio Vermelho e em Alexandra, maior ponto de alagamento. Na região, a corporação e  a Defesa Civil retiraram os moradores das residências com o auxílio de um bote.

Em Paranaguá, uma pessoa ficou desabrigada, sendo encaminhado pela Defesa Civil Municipal a abrigo.

Em outras cidades do litoral, como Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, houve áreas alagadas, nas quais o Corpo de Bombeiros atuou com o auxílio na remoção de pessoas de residências para outras que não estavam inundadas.

De acordo com a previsão do tempo, a partir deste domingo os índices de chuva devem diminuir.

Orientações 

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil alertam: fique atento aos sinais de inundação, alagamentos ou deslizamentos. Se estiver numa área segura, mantenha-se abrigado e evite passar por áreas alagadas. Caso esteja em região próxima e/ou sujeita a deslizamentos, saia de casa e procure um local seguro. Se necessário, acione socorro especializado do Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou da Defesa Civil, pelo telefone 199.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.