Cotidiano
Covid-19: Matinhos flexibiliza decreto de comprovação de vacina após instabilidade no Conecte SUS

Imagem: Agência Brasil 

A Prefeitura de Matinhos publicou neste sábado (15) uma Nota Técnica que flexibiliza temporariamente o decreto que prevê a comprovação da vacinação contra a Covid-19 em locais privados e públicos de uso coletivo no município. A decisão foi tomada pela Secretaria de Saúde após o aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde,  apresentar instabilidade que invisibilizam a comprovação vacinal.

“Reforçamos nosso pedido de colaboração dos comerciantes, para que seja solicitada a vacinação em dia de toda a população, fixa ou flutuante, todavia, não podemos deixar de considerar que nos casos em que o paciente não possui a via física da caderneta de vacinação, e que o sistema CONECTSUS do Ministério da Saúde apresenta dados inconsistentes, não se pode penalizar comerciantes e cidadãos, que estão prejudicados no cumprimento do decreto por não conseguirem comprovar a condição de vacinação em dia em virtude do colapso no sistema do Ministério da Saúde”, diz em um trecho da nota.

Segundo a Prefeitura, logo que o aplicativo seja integralmente restabelecido a flexibilização será retirada e o comprovante de vacina voltará a ser exigido. “Por entendermos que esta é uma importante medida para conter o avanço vacinal, e para maior rapidez na superação dos altos números da pandemia de COVID-19, que agora se somam aos também altos índices de contaminação da pandemia dos vírus da Gripe Influenza”, explicou o comunicado.

Apenas em um único dia de vigência do decreto municipal, a secretaria de saúde de Matinhos realizou mais de 800 aplicações de vacinas contra a COVID-19, sendo que 100 delas de primeira dose, 284 de segunda doses atrasadas, 74 de segundas doses dentro do prazo estabelecido e 399 de doses de reforço.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.