Exame foi realizado no final do ano passado, mas notas só foram divulgadas em outubro
Por Pierre Andrade
Na página inicial do curso, o orgulho é evidente. O conceito cinco estrelas no Enade está estampado para que todos possam ver. Merecido, afinal de contas, isso representa a melhor avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. A nota é reflexo do trabalho desenvolvido dentro do campus Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná.
“Isso mostra e contempla todo esforço dos professores, servidores, todos docentes envolvidos na formação desses alunos. Nosso curso não é isolado. Ele tem bastante interação com outros cursos do campus”, afirma Gustavo Pacheco Tomás, coordenador do curto.
A prova do Enade avalia a qualidade dos cursos de formação superior. Por isso é tão importante. O exame mescla alunos do primeiro ano com recém-graduados. A prova foi realizada no final do ano passado, mas a nota foi divulgada no último mês de outubro. Essa foi a primeira vez que estudantes do curso foram avaliados pelo Enade.
Doze alunos do curso, entre recém-formados e calouros, participaram. O desempenho deles garantiu a maior nota entre os 743 cursos de engenharia avaliados em todo o país.
“Isso mostra a qualidade do ensino que está sendo efetuado aqui no campus da UFPR. Mostra a qualidade de ensino não só dos curso de graduação, mas também do ensino como um todo do litoral do Paraná. Grande parte dos nossos alunos é daqui”, diz Gustavo Pacheco.
Gabriela Rocha Leite foi uma das alunas do curso no exame. A experiência vivida ao longo dos anos de sala de aula foi fundamental para que ela e os demais colegas estudantes de engenharia civil pudessem ter um desempenho tão positivo.
“Fico muito feliz. Mostra o nosso mérito. Estudamos muito durante a graduação. É um curso difícil. Acreditamos que com essa nota, mais recursos venham. É um curso muito importante para nossa região. Esperamos que ele seja mais reconhecido e tenha mais investimentos para que seja ainda melhor”, afirma Gabriela Rocha Leite.
O curso de engenharia civil no campus Cem da UFPR foi criado em 2015. Desenvolve pesquisas em diferentes áreas do conhecimento da engenharia. Alunos têm participado de estudos importantes para a região litorânea. Atualmente, conta com 202 alunos matriculados.
“Você, que é estudante, que tem interesse em fazer curso superior, busque informações sobre o curso de Engenharia Civil. Através do nosso site tem várias informações. E é importante salientar que essa não é uma vitória exclusiva do curso, mas de todo o campus”, conclui Gustavo Pacheco.