Curso de Engenharia Civil do campus UFPR litoral atinge nota máxima no Enade

Exame foi realizado no final do ano passado, mas notas só foram divulgadas em outubro

Por Pierre Andrade

Na página inicial do curso, o orgulho é evidente. O conceito cinco estrelas no Enade está estampado para que todos possam ver. Merecido, afinal de contas, isso representa a melhor avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. A nota é reflexo do trabalho desenvolvido dentro do campus Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná.

“Isso mostra e contempla todo esforço dos professores, servidores, todos docentes envolvidos na formação desses alunos. Nosso curso não é isolado. Ele tem bastante interação com outros cursos do campus”, afirma Gustavo Pacheco Tomás, coordenador do curto.

A prova do Enade avalia a qualidade dos cursos de formação superior. Por isso é tão importante. O exame mescla alunos do primeiro ano com recém-graduados. A prova foi realizada no final do ano passado, mas a nota foi divulgada no último mês de outubro. Essa foi a primeira vez que estudantes do curso foram avaliados pelo Enade.

Doze alunos do curso, entre recém-formados e calouros, participaram. O desempenho deles garantiu a maior nota entre os 743 cursos de engenharia avaliados em todo o país.

“Isso mostra a qualidade do ensino que está sendo efetuado aqui no campus da UFPR. Mostra a qualidade de ensino não só dos curso de graduação, mas também do ensino como um todo do litoral do Paraná. Grande parte dos nossos alunos é daqui”, diz Gustavo Pacheco.

Gabriela Rocha Leite foi uma das alunas do curso no exame. A experiência vivida ao longo dos anos de sala de aula foi fundamental para que ela e os demais colegas estudantes de engenharia civil pudessem ter um desempenho tão positivo.

“Fico muito feliz. Mostra o nosso mérito. Estudamos muito durante a graduação. É um curso difícil. Acreditamos que com essa nota, mais recursos venham. É um curso muito importante para nossa região. Esperamos que ele seja mais reconhecido e tenha mais investimentos para que seja ainda melhor”, afirma Gabriela Rocha Leite.

O curso de engenharia civil no campus Cem da UFPR foi criado em 2015. Desenvolve pesquisas em diferentes áreas do conhecimento da engenharia. Alunos têm participado de estudos importantes para a região litorânea. Atualmente, conta com 202 alunos matriculados.

“Você, que é estudante, que tem interesse em fazer curso superior, busque informações sobre o curso de Engenharia Civil. Através do nosso site tem várias informações. E é importante salientar que essa não é uma vitória exclusiva do curso, mas de todo o campus”, conclui Gustavo Pacheco.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.