A Defesa Civil de Guaraqueçaba ainda trabalha para reparar danos causados pela ventania e chuvas do mês de outubro e início de novembro. Os eventos naturais deixaram prejuízos à população.
No dia 24 de outubro, o município foi atingido por uma forte ventania que destelhou casas e deixou 20 famílias afetadas. Segundo a Defesa Civil, para atender esses moradores serão necessárias aproximadamente 200 telhas para reparar os danos de maior urgência, essas telhas estão sendo providenciadas pela Prefeitura de Guaraqueçaba e enquanto o material não chega ao município, foram disponibilizadas lonas de plástico para proteção das casas.
Além da ventania, no dia 01 de novembro, Guaraqueçaba foi atingida por uma forte chuva, que deixou mais 80 residências afetadas, totalizando 320 pessoas atingidas pela enchente. A maioria dos moradores são de comunidades rurais do município. Em ambos os casos não houve mortos ou feridos.
A Defesa Civil pede paciência e cooperação dos munícipes, pois segundo o diretor da Defesa Civil do Município, Wagner Viana, todos os protocolos estão sendo seguidos em caráter de urgência.
“Em visita aos locais afetados tanto pela ventania do dia 24 quanto pela enchente do dia 01, vimos os prejuízos causados pela força da natureza, entrevistamos as famílias e imediatamente iniciamos o apoio. Tenho recebido muitas ligações pedindo principalmente telhas, porém o material ainda não chegou, pedimos paciência à população e na medida do possível atenderemos a todos. Pedimos que aguardem em suas casas, pois tão logo chegue o material, imediatamente o entregaremos aos necessitados”.