Defeso do camarão segue até o dia 31 de maio

O período de defeso do camarão teve início nesta última terça-feira (01) e segue até o dia 31 de maio. Durante este período fica proibido o exercício de pesca dos camarões sete barbas, camarão branco, santana ou vermelho e barba ruça. O período de proteção é definido pela Instrução Normativa nº 189/2008 do Instituto Brasileiro […]

O período de defeso do camarão teve início nesta última terça-feira (01) e segue até o dia 31 de maio. Durante este período fica proibido o exercício de pesca dos camarões sete barbas, camarão branco, santana ou vermelho e barba ruça. O período de proteção é definido pela Instrução Normativa nº 189/2008 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

A captura de outras espécies que não estão definidos na normativa, só pode ser realizada mediante a obtenção de permissão de pesca específica do órgão competente.

Durante esses três meses de defeso do camarão, pesquisadores e órgãos especializados afirmam que acontece a reprodução dos diversos tipos de camarão rosa, pois eles são encontrados mais afastados da costa, locais aonde apenas embarcações de grande porte chegam. Isto é feito para evitar que filhotes sejam capturados, prejudicando a reprodução dos marinhos, contribuindo ao combate da extinção das espécies.

Nossos Programas