Dezembro Verde conscientiza população sobre cuidados com animais

Há quatro anos, Francielle Gonçalves, defensora dos animais, se dedica a cuidar de cães e gatos que foram abandonados nas ruas. Por Pierre Andrade Ainda assim, ela se assustou ao chegar a uma residência de Paranaguá e se deparar com cinco cães deixados no local. A casa foi vendida e os cachorros foram abandonados. Desde […]

Há quatro anos, Francielle Gonçalves, defensora dos animais, se dedica a cuidar de cães e gatos que foram abandonados nas ruas.

Por Pierre Andrade

Ainda assim, ela se assustou ao chegar a uma residência de Paranaguá e se deparar com cinco cães deixados no local. A casa foi vendida e os cachorros foram abandonados. Desde então, Francielle vem quase que diariamente colocar ração e água para os pets. Ela conseguiu que dois cães fossem adotados. Outros dois ainda estão disponíveis para adoção. Um acabou não resistindo e morreu.

“Muita gente não enxerga o animal como membro da família. Querem trocar o pet quando ele fica grande, doente ou velho. E não é assim. A vida do animal é só você. É por isso que é o amor mais puro que existe, né?” afirma Francielle.

Acontece que nem todo mundo pensa como Francielle. Nessa época do ano, cresce o número de animais abandonados. Para tentar mudar esse cenário, em todo o país acontece a campanha Dezembro Verde.

Criada em 2015, a campanha tem o objetivo de conscientizar o maior número de pessoas de que em hipótese alguma, se deve abandonar o animal de estimação. Aqui em Paranaguá, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem participado compartilhando publicações nas redes sociais.

ea96d250-dezembro-verde Dezembro Verde conscientiza população sobre cuidados com animais

Além de ser um ato de crueldade, abandonar animais é crime. A pena prevista na lei é de três meses a um ano de detenção e pagamento de multa. É possível denunciar os casos através do telefone (41) 3420-6141 ou no 153 da Guarda Municipal.

Vários animais encontrados na rua e que precisavam de atendimento veterinário estão de forma temporária no canil da secretaria. Todos estão disponíveis para adoção.

“Qualquer pessoa que tiver interesse em fazer a adoção de um animal, pode comparecer aqui na secretaria portando um documento com foto e um comprovante de residência. É uma prática que a gente incentiva bastante. Estamos com uma população bem alta de animais no canil temporário” afirma Vinicius Yugi Higashi, secretário municipal de meio ambiente.

Atualmente, o canil temporário da secretaria conta cerca de 100 animais, entre cachorros, gatos e cavalos.

Nossos Programas