Cotidiano
Em Guaraqueçaba, diretor de colégio estadual busca estudantes de barco para realização de exame do Sistema Nacional de Avaliação
Por Bruna Letícia com informações da AEN/PR

Na última terça-feira (09), o diretor do Colégio Estadual Ilha Rasa em Guaraqueçaba, Aramis Barbosa, buscou de barco os estudantes que fizeram a prova do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). O exame foi aplicado aos 23 alunos do 9º ano do ensino fundamental e 13 estudantes do 3º ano do ensino médio, houve 100% de participação. De acordo com o diretor, a ação foi planejada.

Esta iniciativa foi planejada com bastante antecedência, a embarcação foi disponibilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Guaraqueçaba, através da Secretaria de Educação e Fundepar. Os alunos que fizeram as provas moram em outras comunidades, como: Ilha de Medeiros, Ilha de Maçarapuã e Ilha de Mariana. O tempo médio de deslocamento dessas comunidades até o colégio variam entre 5 a 40 minutos, explicou.

Na rede estadual de ensino do Paraná, participam das provas os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, com questões de Língua Portuguesa e Matemática para todos e de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para parte deles, e do 3º e 4º anos do Ensino Médio, com questões de Língua Portuguesa e Matemática.

Os testes seguem até o dia 10 de dezembro. Os resultados preliminares serão disponibilizados posteriormente no Portal do Inep — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação. As médias de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb, junto com as taxas de aprovação, reprovação e abandono (levantadas no Censo Escolar), compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A partir dessas informações, as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino podem avaliar a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

O professor destacou a importância da participação dos estudantes neste tipo de avaliação.

Eu espero que a participação dos alunos no Saeb, possibilitem indicadores do nível de qualidade do processo de ensino aprendizagem para o nosso Colégio, disse.

Além dos testes realizados pelos estudantes o Saeb contempla também questionários que devem ser respondidos por secretários municipais de educação, diretores de escolas e professores.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.