Por Bruna Letícia
O encerramento do festival acontece nesta sexta-feira (12), com o Grande Concerto, às 19h. Devido ao mal tempo o evento foi transferido para o Teatro Municipal.
O IV Festival da Orquestra Jovem Alegro, teve início em Antonina na última segunda-feira (08), o evento reúne músicos de diversas regiões do país. Promovido pela Associação Musical Alegro, com o apoio da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo, o evento gratuito e aberto ao público e apresenta a Orquestra Jovem Alegro (OJA), uma orquestra sinfônica destinada a jovens músicos de até 29 anos, que se propõe a ser um espaço de formação de alto nível profissional. Durante a semana, a cidade recebeu cerca de 60 talentosos jovens músicos vindos de sete estados do Brasil com cinco concertos de música de câmara, um concerto sinfônico e a presença do quinteto residente da orquestra São Paulo Chamber Soloists.
A Alegro foi criada pelo músico britânico Edward Matkin, para fomentar o desenvolvimento de um sistema de orquestras jovens no Paraná, inspirado em outros projetos de sucesso no Brasil e no mundo.Desde 2016 a Alegro está presente em Curitiba, onde criou parcerias selecionando projetos musicais já existentes para apoiar. São seis núcleos de ensino que proporcionam acesso à educação musical para mais de 450 crianças em diversos tipos de vulnerabilidade social e que se não fosse desta forma, não teriam outra oportunidade de se inserirem na educação musical.