×

Equipe de pesquisadores da UFPR resgata golfinho que estava morto e encalhado na Ilha do Mel

Foto: Assessoria de comunicação LEC/UFPR Com informações LEC/UFPR A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi acionada na Ilha do Mel nesta quinta-feira (22) para fazer o resgate de um golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus). Os pesquisadores foram até o local resgatar o animal de 2,95 metros e encaminharam […]
Foto: Assessoria de comunicação LEC/UFPR
Com informações LEC/UFPR

A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi acionada na Ilha do Mel nesta quinta-feira (22) para fazer o resgate de um golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus).

Os pesquisadores foram até o local resgatar o animal de 2,95 metros e encaminharam à carcaça em estágio avançado de decomposição, até o Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha para a realização de biometria e demais atividades relacionadas à necropsia e coleta de materiais biológicos.

A ação faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) que realiza tanto resgate de animais vivos como de animais mortos encalhados nas praias brasileiras.

A equipe explica que a necropsia em animais marinhos é importante instrumento para pesquisas e conservação, pois é meio deste procedimento que os pesquisadores conseguem coletar amostras para diversos tipos de exames e avaliar as condições de saúde do animal e também do ambiente onde o animal vivia.

No entanto, destacamos que nem todos os animais encalhados na praia sem vida são necropsiados, pois como protocolo do PMP-BS a necropsia é realizada em animais em estágio inicial e moderado de decomposição, ou para o encalhe de espécies que claramente tiveram interação com atividades humanas, ou que não são frequentes nas diferentes regiões de atuação do projeto. – Equipe Lec.

Nossos Programas