Fenômeno natural “rolar da praia” foi registrado na praia de Caieiras, em Guaratuba

Imagens: Fabiano Cecílio/AMAC Um fenômeno chamou atenção de moradores e turistas que passavam pela praia de Caieiras, em Guaratuba, na manhã desta terça-feira (21). O fenômeno conhecido pelos pescadores como “rolar da praia”, acontece anualmente na região. Fabiano Cecílio da Silva, da Associação de Moradores e Amigos de Caieiras (AMAC), conta que os pescadores sabem […]
Imagens: Fabiano Cecílio/AMAC

Um fenômeno chamou atenção de moradores e turistas que passavam pela praia de Caieiras, em Guaratuba, na manhã desta terça-feira (21). O fenômeno conhecido pelos pescadores como “rolar da praia”, acontece anualmente na região.

Fabiano Cecílio da Silva, da Associação de Moradores e Amigos de Caieiras (AMAC), conta que os pescadores sabem quando a erosão vai acontecer, pois a área da areia se expande e vai em direção ao mar e logo após algumas horas, o mar se choca e acaba acontecendo o fenômeno do desabamento da areia no mar.

A praia de Caieiras é uma comunidade de pescadores artesanais que teve sua colonização por volta da década de 30 e todo ano sofre esse processo natural de erosão na região conhecida pelos moradores, como “Porto”. A praia tem 1 quilometro de extensão e é a única área do município afetada.

O conhecimento dos pescadores mais antigos em relação a este fenômeno tradicional, contribui para que possíveis danos materiais sejam preventivamente minimizados, pois, com a quebra dos blocos de areia e consequente o afundamento da região da praia, há risco do afundamento de embarcações, que ficam fundeadas naquela área ou em “terra”, pela ação rápida das marés.

4d5b8c3a-whatsapp-image-2021-09-21-at-10.39.34-1 Fenômeno natural "rolar da praia" foi registrado na praia de Caieiras, em Guaratuba

Fenômeno “Rolar da praia” – Imagens: Fabiano Cecílio/AMAC

A diferença este ano, segundo Fabiano Cecílio, é que a área de abrangência foi maior do que costuma ser, tendo um alargamento mais extenso, atingindo um local que não havia sido atingido nos últimos 5 anos pelo menos.

 

Nossos Programas