Cotidiano
Filhote de lobo-marinho é resgatado na Praia Brava de Matinhos
Imagem: Diomar Augusto de Quadros

Um filhote de lobo-marinho foi flagrado na manhã desta quinta-feira (13) na Praia Brava de Matinhos. O animal foi resgatado debilitado e magro, segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação.

A equipe do LEC, da Universidade Federal do Paraná, foi acionada e deslocou para isolar a área e avaliar o estado de saúde do animal.

De acordo com a instituição, a aparição desses animais nessa época do ano não é comum na região, já que o processo migratório da espécie acontece no inverno e na primavera.

O lobo-marinho é um pinípede e faz parte do grupo dos mamíferos aquáticos que anualmente migra do extremo sul para o litoral sul e sudeste do Brasil em busca de alimento entre os meses de junho e outubro.

Imagem: Diomar Augusto de Quadros

De acordo com a bióloga e coordenadora do LEC, Camila Domit, a ocorrência deste animal no litoral do Paraná nesta época do ano surpreendeu toda equipe.

“Estamos em contato com os demais grupos de pesquisa brasileiros para avaliarmos se este animal seria um indivíduo previamente reabilitado e liberado a pouco tempo”. Ainda, conforme informou Camila, o mais importante neste momento é avaliar a condição de saúde deste animal e garantir que ele não seja molestado na praia e possa, após encontrar-se em boas condições, dar continuidade à sua migração de volta as regiões ao sul na Argentina.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.