(Imagem: Nosso Litoral via Facebook)
Na manhã da última segunda-feira (04), uma Foca-caranguejeira foi vista descansando na areia da Praia Brava de Caiobá, em Matinhos. O animal foi atendido por veterinários do centro de Estudos da Mar, da Universidade Federal do Paraná – UFPR e a área ficou isolada para monitoramento.
De acordo com a coordenadora do LEC/UFPR, Camila Domit, essa mesma foca foi atendida durante três meses pelo Instituto Argonautas e solta no dia 27 de setembro, na região de São Sebastião, litoral de São Paulo. “Ao longo deste deslocamento de volta à região sul, as paradas de descanso são essenciais e, por enquanto, nossa equipe fará o acompanhamento deste animal quanto a seus parâmetros de saúde e o monitoramento de sua frequência respiratória e comportamento para conjuntamente avaliar se tudo está bem e os passos a seguir quanto a garantir o bem estar do animal”, ressalta Domit.
Foca-caranguejeira
Esta espécie é migratória e tem as suas colônias reprodutivas na região subantártica, navegando desde a região Antártica até o sudeste e sul do Brasil em busca de alimento. Os animais desta espécie podem chegar até 2,5m de comprimento total.
– Como colaborar em caso de aparecimento de focas e leões-marinhos nas praias?
– Não se aproxime, ele é um animal selvagem.
– Mantenha o distanciamento da área de descanso do animal
– Não forneça alimento
– Afaste animais domésticos
– Molestar animais selvagens é crime de acordo com a Lei 9.605/98
Caso você aviste ou registre qualquer animal marinho debilitado ou morto nas praias do Paraná, nos acione pelo 0800 642 3341 ou 41 9213-8746.