Cotidiano
Governo anuncia projeto de construção da ponte de Guaratuba

Com informações da AEN/PR

O Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior divulgou nesta terça-feira (29), durante evento de anúncio de obras de infraestrutura, no Palácio Iguaçu, o projeto de construção da ponte na Baía de Guaratuba.

Com as assinaturas de ordens de serviço por parte do Governador do Paraná e Secretaria de Infraestrutura e Logística, Guaratuba pode esperar novos rumos para o desenvolvimento do município. A ponte do município faz parte do pacote de investimentos ao litoral, um investimento superior a R$ 300 milhões.

A iniciativa atende a um pedido dos moradores da região. O temor da população era que a nova estrutura servisse de desafogo para veículos muito pesados (mais de dois eixos) com o incremento no transporte de carretas carregando contêineres entre o Porto de Paranaguá e os terminais marítimos de Santa Catarina, impactando diretamente no trânsito e na qualidade de vida dos moradores dos municípios.

Queremos evitar um problema dentro das cidades de Matinhos e Guaratuba, com o aumento expressivo da circulação de cargas pesadas. A intenção sempre foi que possa atender a logística muito mais turística da região, garantindo mais segurança à população, afirmou Ratinho Junior.

Com a assinatura do documento, o processo de licitação da ponte não precisa ser interrompido para ajustes. Atualmente, especialistas contratados pelo DER/PR estão no Litoral para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e estudos preliminares de engenharia para implantação do modal.

Por necessitar que a análise seja feita em diferentes estações do ano, o prazo de conclusão é de 420 dias, com término previsto para setembro. Esse é o último passo antes da licitação dos projetos de engenharia e execução da obra.

O investimento apenas nesta etapa do projeto é de R$ 3.500.369,91. A ação integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente, a travessia entre Guaratuba e Matinhos é feita somente por ferry boat, com movimento estimado de 70 mil a 100 mil veículos por mês, número que salta para 200 mil na temporada de verão.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.