Abertura das propostas acontece no dia 11 deste mês. Elaboração do projeto tem prazo máximo de 14 meses
Por Pierre Andrade
O Governo do Estado lançou edital para definir o desenho e a forma de construção da ponte de Guaratuba. Orçado em R$12,7 milhões, o estudo é mais um passo para viabilizar a estrutura. A ponte de Guaratuba é uma obra esperada há mais de 50 anos por moradores da cidade e pessoas que frequentam a região.
“Nós queremos no ano que vem fazer a licitação da obra da construção. Teremos o projeto e todos os estudos concluídos. Nossos técnicos entendem que é possível. Não estamos atropelando nenhuma fase”, afirma Sandro Alex, secretário de Infraestrutura e Logística. O Governo ainda afirma já ter o dinheiro necessário para realizar a obra.
Além de garantir maior mobilidade, a ponte deve atrair investimentos à cidade. Segundo Roberto Justus, prefeito de Guaratuba, vários empresários desistiram de abrir empresas no município devido à dependência do ferry-boat para realizar a travessia. “Buscando alguns empresários para investir aqui em Guaratuba, sempre ouvi respostas negativas por conta do isolamento da nossa cidade”, afirma.
Quem também defende que a ponte pode alavancar a economia da cidade é a Associação Empresarial e Comercial de Guaratuba, a ACIG. “Isso é esperado e sonhado há muitos anos. A gente deseja sim que a ponte saia. Vai ser bom para todos. Por exemplo, temos o nosso hospital referência que é em Paranaguá. Por mais que haja todo um esforço para viabilizar a travessia mais rápida, precisamos esperar algum tempo.” Diz Solange Aparecida, presidente da associação.
A abertura das propostas do projeto acontece no próximo dia 11. Após a definição da elaboração do projeto, o estudo será iniciado e tem prazo de conclusão de 14 meses.