Com informações da Prefeitura de Guaratuba
Na manhã desta sexta-feira (23), o município de Guaratuba recebeu a artista visual e ilustradora, Birgitte Tümmler. A artista será responsável pela reprodução de um Memorial, projeto do executivo municipal, destinado às vítimas da Covid-19 em Guaratuba.
O monumento será instalado na Praça da Paz, localizado no bairro Cohapar, área central da cidade, contará com uma base em degrau e em cima ficará o monumento decorado com azulejos pintados e queimados, para resistir ao clima litorâneo e ao tempo.
Birgitte falou sobre a simbologia do monumento, “O vão aberto entre as mãos traduz o afastamento ao qual nos obrigamos, neste momento pandêmico. Já as mãos surgem da restinga que é uma vegetação típica de Guaratuba e de extrema importância para a manutenção da orla e da fauna. As mãos, no formato em que estão, são a simbologia humana associada à entrega, devoção, e conexão terra-céu. O contato doce, e de pele, que a tantos faltou na partida de seu ente querido. Elas entregam aos céus as almas dos guaratubanos. E qual ser é mais próximo dos céus, das almas, do que as aves? Guaratuba é simbolizada pelo Guará, e este, representará aqueles que partiram de Guaratuba, de forma intensa, mas cuja alma encontra sua redenção nos céus” – destacou.
Na parte lateral da construção será colocada uma placa com QR code, que direcionará os usuários até o site da Biblioteca Municipal onde poderão acessar um memorial virtual com o nome de todas as vítimas da Covid-19.
O prefeito Roberto Justus mencionou estar emocionado com a possibilidade de homenagear as vítimas da covid-19 de Guaratuba. “Esta obra trará aos familiares e amigos a certeza de que seus entes queridos nunca serão esquecidos” – frisou.