×

INMET emite alerta laranja para tempestade em todo o Paraná

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu alerta laranja para Tempestade. O aviso começou a valer desde às 11h de hoje(17), e vigora até às 11h de quinta-feira (18). Há risco de acumulados de chuva de até 60 mm/h ou até 100mm/dia. Ventos intensos de até 100km/h podem ser registrados, e também queda de granizo. […]

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu alerta laranja para Tempestade. O aviso começou a valer desde às 11h de hoje(17), e vigora até às 11h de quinta-feira (18).

Há risco de acumulados de chuva de até 60 mm/h ou até 100mm/dia. Ventos intensos de até 100km/h podem ser registrados, e também queda de granizo. Há chance também de corte da energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Alerta válido para o norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul

O INMET orienta que em casos de rajadas de vento, não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível desligue todos os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia da residência ou do comércio.

Em situações de emergência ligue para a Defesa Civil pelo número 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALAGAMENTO, INUNDAÇÃO E ENXURRADA?

*Informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

crédito: CEMADEN

Inundação é o processo em que ocorre submersão de áreas fora dos limites normais de um curso de água em zonas que normalmente não se encontram submersas. O transbordamento ocorre de modo gradual em áreas de planície, geralmente ocasionado por chuvas distribuídas e alto volume acumulado na bacia de contribuição.

Assentamentos urbanos encontram-se geralmente localizados em áreas de planícies de inundação e, com o crescimento desordenado das cidades, têm sido observado um aumento progressivo da intensidade e alcance dos eventos de inundação, assim como o impacto destes na população. Somado à impermeabilização dos solos nas cidades está à falta de infraestrutura das cidades e o desmatamento da mata ciliar, ambos favorecem o aumento volumes de vazão e a velocidade de propagação da onda de inundação, que chegam as regiões onde os eventos hidrológicos constituem um risco de desastre natural para a população.

Nas grandes cidades é comum atribuir o nome de inundação ao processo de alagamento urbano. Os alagamentos são caraterizados pela extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas, em decorrência de precipitações intensas. Consequentemente, o alagamento não conforma um desastre natural.

crédito: CEMADEN

enxurrada pode ser identificada pelo escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, que pode estar ou não associado ao domínio fluvial (do rio). Provocado por chuvas intensas e concentradas, normalmente em pequenas bacias de relevo acidentado. Caracterizada pela elevação súbita das vazões de determinada drenagem e transbordamento brusco da calha fluvial. Este processo apresenta grande poder destrutivo.

Enxurradas são geralmente causadas por tempestades intensas (nuvens muito grandes e carregadas) com trovoadas. Estes eventos podem durar minutos ou horas, dependendo da intensidade e da duração da chuva, da topografia, das condições do solo e da cobertura do solo. Nas cidades, quando a chuva é muito forte e os bueiros e as tubulações não tem capacidade para transportar toda a água, pode ocorrer uma enxurrada em poucos minutos. As enxurradas podem arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar corrida de massa.

crédito: CEMADEN

Nossos Programas