×

Justiça determina que 50% da frota do transporte público volte a operar em Paranaguá

A Justiça do  Trabalho determinou nesta quinta-feira (21) que 50% da frota de ônibus volte a circular na cidadede Paranaguá. A decisão é da desembargadora Thereza Cristina Gosdal, do 9º Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. Após oito dias de greve dos funcionários da Viação Rocio, a empresa responsável pelo transporte público instaurou uma liminar […]

A Justiça do  Trabalho determinou nesta quinta-feira (21) que 50% da frota de ônibus volte a circular na cidadede Paranaguá. A decisão é da desembargadora Thereza Cristina Gosdal, do 9º Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.

Após oito dias de greve dos funcionários da Viação Rocio, a empresa responsável pelo transporte público instaurou uma liminar de dissídio de coletivo de greve, um acordo na negociação direta entre trabalhadores ou sindicatos e empregadores, contra o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Paranaguá.

De acordo com o documento, a Viação Rocio salienta  que sempre foi cumpridora de suas obrigações legais e trabalhistas, mas desde o ano de 2020, enfrenta dificuldades econômicas pela falta de reajuste da tarifa do transporte público pela Prefeitura Municipal de Paranaguá há mais de quatro anos (apesar das disposições contratuais) e pela crise econômica causada pela pandemia mundial.

Greve

Desde o dia 14 de janeiro os funcionários  paralisaram as atividade do transporte público na cidade sob as seguintes alegações:

a) cessação de atrasos e parcelamentos de salários e benefícios;

b) fornecimento de uniforme a todos os trabalhadores;

c) fornecimento de veículos
em condições de trabalho;

d) recomposição de valores não pagos durante a vigência do Decreto Legislativo 06/2020;

e) quitação do Banco de Horas;

f) irredutibilidade de salários;

g) estabilidade aos empregados envolvidos no movimento de greve;

h) não desconto dos dias eventualmente parados.

De acordo com o advogado representante da categoria, Dr. Elevir Dionysio Neto, até o presente momento  a direção da empresa Viação Rocio não apresentou nenhuma proposta de acordo que atenda as reivindicações da categoria.

Frota circulante 

Atendendo a decisão da Justiça do Trabalho, uma frota mínima, de 10 veículos, voltou a operar na cidade nesta quinta-feira (21), por volta das 16h20, respeitando o horário tabelado de domingo.

Audiência de conciliação 

Uma audiência de conciliação entre  a empresa Viação Rocio e o Sindicap está marcada para o dia 25 de janeiro e deve  ser realizada por videoconferência.

Nossos Programas