Colaboração Fernanda Xavier
O laudo técnico que foi contratado em agosto de 2020 para a retomada das obras do Centro da Juventude, tem previsão para ser entregue ainda nesta quarta-feira (06). Esse estudo serve para analisar a execução de alguma possível recuperação da estrutura e para a execução dos projetos complementares.
As obras estão paradas há 10 anos, deixando o local completamente abandonado. Em 2009 foi firmado pelo Governo do Estado um convênio com a Prefeitura de Paranaguá para a construção do espaço. A construção da estrutura começou a ser realizada em 2010, porém um ano depois a ação foi paralisada. Desde então, a situação da obra estava na Justiça.
Como o laudo técnico foi contrato ano passado, a previsão é que o processo licitatório dure em torno de quatro meses e depois dessa etapa, mais cinco meses para o início das obras, que podem durar até 1 ano e meio.
Pelo tempo que ficou parado e por algumas patologias, alguns indícios que tivesse que recuperar a estrutura, foi contratado em 2020 um laudo técnico, para que mostrasse o que seria necessário para a execução de alguma possível recuperação da estrutura, afirma Adayr Cabral Filho, Coordenador da Assessoria de Arquitetura na Secretaria de Estado de Justiça Família e Trabalho.
Ao todo a construção tem em torno de 2.500 metros quadrados e foi projetado para atender até mil adolescentes entre 12 e 18 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social. Assim que concluído, o espaço irá oferecer atividades educacionais, culturais e de lazer, para que favoreça a formação pessoal e profissional desses adolescentes.