Moradores da região do Rio das Pedras, no bairro de Alexandra, em Paranaguá, seguem com protestos desde o último dia 29 de outubro, devido a um vazamento de chorume em uma das barragens de contenção, que atingiu um córrego, que passa próximo a diversas casas.
Os manifestantes bloquearam a entrada do Aterro Sanitário do Complexo Industrial Ecotecnológico – CIETec em Alexandra, que recebe resíduos orgânicos rurais e urbanos de Morretes, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos. Os moradores estão impedindo a entrada de caminhões de lixo que depositam os resíduos no aterro sanitário, como forma de protesto contra o vazamento de chorume ocorrido na última semana.
Nesta segunda-feira (01), o município de Morretes, que é atendido pelo CIETec, tentou acessar o local com auxílio da Polícia Rodoviária Federal, para descartar os resíduos coletados, mas foi impedido através de “corrente humana” feita pelos manifestantes.
As prefeituras de todos os municípios que descartam resíduos em Alexandra foram procuradas pela produção da TVCI, apenas Matinhos e Paranaguá ainda não retornaram. Pontal do Paraná informou que está tudo normalizado, Morretes e Antonina relataram que de fato estão tendo problemas com os descartes.
Segundo moradores que estão na manifestação, Paranaguá não está sendo prejudicada com o protesto.
O Ministério Público através da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaguá, que tem atribuição de proteção ao Meio Ambiente, informou a TVCI que especificamente sobre as barreiras não há procedimento instaurado, por ter sido recente e acontecido durante o final de semana.
A Promotoria também informou que sobre o vazamento de chorume, que teria dado origem às manifestações, está em análise sobre as providências que poderão ser tomadas nos próximos dias.
Até o fechamento desta matéria a empresa CIETec não retornou aos questionamentos da emissora em relação ao vazamento.